All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

Higiene dentária nas mãos da tecnologia

Fotografia gentilmente cedida por Cristina Pinto

Tese de mestrado incentiva progressos na medicina dentária. Produto natural promete apostar na prevenção. Por Sofia Gonçalves e Diogo Machado

O Departamento de Bioquímica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) em colaboração com a área de Medicina Dentária da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC) desenvolveu uma nova tecnologia denominada ‘Biolocker’.

Para Daniel Abegão, investigador neste projeto, o nome tem origem na “proteção como um cadeado, ‘locker’, e ‘bio’ como uma solução natural”. Acrescenta ainda que o projeto “é já uma marca registada”.

Este conceito, que surgiu há três anos, consiste em péptidos, ou seja, pequenas sequências de proteínas que procuram bloquear a criação de placa bacteriana. Segundo Sérgio Matos, médico dentista e professor na FMUC, “o objetivo desta investigação é conseguir proteger os doentes desse malefício”.

Sérgio Matos revela existir um “plano bem delimitado”. O objetivo passa por, dentro de dois anos, “ter um produto que dê início aos testes para entrar no mercado”. Daniel Abegão defende que “a forma mais imediata de comercializar o produto é através de um elixir”.

De maneira a diferenciar-se dos artigos disponíveis no mercado, o investigador explica como “o elixir cria um revestimento à volta dos dentes, ao invés de recorrer aos químicos para exterminar as bactérias”. Sérgio Matos acredita ser possível, através do ‘Biolocker’, “garantir uma proteção durante a maior parte do dia”. Procura ainda “facilitar e aumentar a eficácia da higiene oral e transformar este procedimento acessível a todos”.

O investigador Daniel Abegão salienta que, a nível económico, o objetivo é “tornar a tecnologia de fácil acesso à sociedade”. Realça ainda a ideia de que “o produto é de acesso generalizado, de modo a prevenir os danos na saúde oral”.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top