All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

Ex-chefe de estado búlgaro marca presença no dia da FDUC

Diogo Machado

Diretor anuncia possível solução para a falta de espaços. Rui Marcos destaca papel da instituição na investigação jurídica. Por Diogo Machado e Frederico Magueta

Foi hoje celebrado o dia da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC). A iniciativa teve inicio às 10h30 com um debate sob o mote, “Sentença Judicial vs Sentença Pública”, e terminou depois da 18 horas, com uma prova de vinhos.

O ponto alto do evento foi a Sessão Solene de Comemoração do dia da Faculdade de Direito, entre as 15h30 e as 17h30. O momento contou com a presença do diretor da FDUC, Rui Marcos, Madalena Alarcão, vice-reitora da Universidade de Coimbra (UC) e com o ex-Presidente da República da Bulgária, Petar Stoyanov. Depois das intervenções de cada um, seguiu-se uma cerimonia de entrega de prémios.

Com um auditório cheio, Petar Stoyanov, ajudado por uma tradutora, iniciou um discurso sobre as antigas culturas e os novos desafios na Europa. Hendersen Neumann, estudante de Mestrado em Direito na FDUC, e um dos premiados, acredita que a presença do ex-presidente búlgaro “valoriza ainda mais a premiação.” Isto por ser uma “grande personalidade europeia” e também um “grande humanista, advogado e jurista”, acrescenta.

Madalena Alarcão demonstra confiança na FDUC enquanto uma das faculdades que “leva mais longe a fama e a marca da UC”. Enquanto vice-reitora da instituição, ressalva a necessidade de boas relações entre todos aqueles que ajudam no bom funcionamento da universidade. Conclui que saber pensar é necessário para o sucesso do indivíduo e da organização que integra.

O diretor da FDUC começa por referir que “a faculdade está cada vez mais dinâmica e internacional em todos os aspetos”. Acrescenta que o número de estudantes estrangeiros aumenta todos os anos. “Existem várias centenas de estudantes brasileiros, mas também chineses, etc”. Na celebração dos 182 anos da instituição, Rui Marcos salienta que “a faculdade tem assumido um papel de vanguarda na investigação jurídica”.

Como solução para a conhecida falta de espaço, o diretor afirma que a faculdade pode contar com novas instalações no Palácio dos Melos e no Colégio de Jesus. Conclui com a ideia de que não pode ter certezas da eficácia desta solução, dado que “a FDUC continua a crescer”.

Fotografias por: Diogo Machado e Frederico Magueta

Este slideshow necessita de JavaScript.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top