All for Joomla All for Webmasters
Cidade

CMC abre novo concurso público para requalificação de obras no Parque Verde

Hugo Guímaro

Rescisão de contrato suspende obras no local. Empresa responsável não concluiu projeto no prazo estabelecido. Por Frederico Magueta e Mariana Nogueira

Na reunião da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) da passada segunda feira, dia 10 de dezembro, foi aprovada, por unanimidade, a rescisão do contrato com a empresa Garfive. A firma estava responsável pelas obras de requalificação do Parque Verde do Mondego, como forma de minimizar os estragos durante os períodos de cheias.

Com um orçamento de 825 mil euros, a requalificação do local deveria ter sido concluída em outubro deste ano. Contudo, Francisco Queirós, vereador da CMC pela Coligação Democrática Unitária, esclareceu, nessa mesma reunião, que “os trabalhos executados correspondem a 17,8 por cento do total e é notório que a empresa abandonou a obra”.

José Manuel Silva, vereador da CMC pelo movimento Somos Coimbra (SC), adianta, ainda, que o resultado era “expectável”, dado que a empresa que ganhou o concurso “não tinha qualquer experiência na execução de obras públicas com esta dimensão”. O vereador alega que “mais uma vez, a câmara não ouviu” o SC.

Ainda durante a reunião, foi, também, decidido abrir um novo concurso público. Sobre isto, José Manuel Silva lamenta que a CMC “insista em impor preços base muito reduzidos”. Para o mesmo, esta limitação “afugenta as empresas que preservam a sua reputação” e que, em consequência, não aceitam projetos em que, por questões financeiras, a qualidade não esteja garantida.

No que ao concurso diz respeito, Carlos Cidade, vereador da CMC pelo Partido Socialista, explica que é “exigida às empresas candidatas a documentação e certificados de obras realizadas, bem como o seu sucesso”. Desta forma, defende que para o júri “vai ser difícil colocar em causa” a performance dos empreiteiros.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top