Cultura

X Cantar de Estudante regressa a casa

Jéssica Gonçalves

Voltar às origens e trazer os melhores são as ideias principais. Organização pretende celebrar de forma adequada mais um aniversário do evento. Por Bruna Cadima e Frederico Magueta

A organização do festival X Cantar de Estudante é da responsabilidade da Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra (TMUC). O atual presidente Tiago Antunes explica que já faz parte da organização há três anos. Este ano considera importante “aprender a delegar trabalho nas pessoas certas”. São organizados grupos com tarefas diferentes, entre elas os patrocínios, a publicidade e a dinamização dos convívios, explica Tiago.

“Voltar a casa” é o mote para a primeira noite do evento, destaca o presidente. A Noite de Serenatas decorre na sexta-feira, dia 16, na entrada da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra no Pólo I. Neste dia, o espetáculo divide-se em duas partes. Os grupos de fado Capas ao Luar e Ad aeternum abrem cada uma delas. Nesta noite atuam a Estudantina Universitária de Lisboa, a Tuna de Medicina do Porto, a Hinoportuna – Tuna Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e a Tuna de Engenharia da Universidade do Porto. A seleção dos grupos responde aos objetivos de representar o país “de norte a sul e de escolher as tunas que mais vezes ganharam o Cantar de Estudante”, menciona Tiago Antunes.

Na noite do concurso, dia 17, o espetáculo abre com as Mondeguinas – Tuna Feminina da Universidade de Coimbra. O Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) recebe depois as quatro tunas a concurso e, para finalizar, a atuação da tuna anfitriã. A TMUC apresenta uma música de cada ano do festival e estreia “alguns originais”, esclarece o presidente. A noite termina na Cantina dos Grelhados, num convívio aberto a todos os que pagaram o bilhete para o festival.

Para este ano, o presidente pretende ultrapassar o sucesso das edições passadas. Entende que esta superação deve ser feita através de uma maior divulgação. Chegar a mais pessoas e “esgotar mais rápido o TAGV” são os objetivos de Tiago Antunes para a 10ª edição do Cantar de Estudante.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top