All for Joomla All for Webmasters
Cultura

Silêncio que se vai cantar o fado no Café Santa Cruz

Beatriz Furtado

Intenção dos espetáculos é colocar fado conimbricense na ribalta. Sócio-gerente lamenta final do acordo com a SF/AAC. Por Beatriz Furtado e Maria Salvador

As “Noites de Fado de Coimbra” chegaram ao Café Santa Cruz no passado dia 22 de novembro e prolongam-se até ao final do mês. Cada noite conta com um fadista diferente, entre os quais o residente António Dinis. O evento ambiciona “promover a cultura e o fado de Coimbra”, afirma José Cruz, um dos sócios-gerentes do espaço.

Manuel Pinheiro, José Branco, Vítor Sá e Felisberto Queiroz são outros dos nomes que vão marcar presença nesta edição. O sócio-gerente ressalva a assiduidade como principal critério na escolha dos fadistas de forma a evitar problemas ocorridos em anos anteriores.

Para José Cruz o fado conimbricense não está na ribalta. Garante que não só a nível nacional, mas “até mesmo em Coimbra, são poucas as casas que proporcionam o fado aos seus clientes”. Considera ainda importante que os turistas portugueses e estrangeiros sejam expostos à cultura nacional, neste caso ao fado de Coimbra. No entanto, o café pretende atrair não só visitantes e clientes habituais, mas também a comunidade estudantil.

Café Santa Cruz é o palco das “Noites de Fado de Coimbra”. Fotografia por Maria Salvador

Contudo, lamenta o final do acordo com a Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (SF/AAC). “Era uma mais valia para o fado de Coimbra, para a universidade, para a cidade e para o Café Santa Cruz”, acrescenta na esperança de uma futura reaproximação.

Para além de apoiar o fado, o espaço recebe todas as quartas-feiras alunos do curso de jazz, numa parceria com o Conservatório de Música de Coimbra. José Cruz promete continuar a realização deste tipo de eventos. “Somos um espaço icónico da cidade e é importante mantermos este cariz cultural, porque faz parte do nosso ADN”, conclui.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top