Ciência & Tecnologia

Semana Europeia de Robótica estreia em Coimbra

Fotografia gentilmente cedida pelo NEEEC/AAC

Comunicação, energia, computação e expressividade vão ser categorias associadas à robótica e exploradas nos ‘workshops’. A utilidade dos robôs para a proteção dos seres vivos é um dos temas de debate. Por Diana Ramos

“Robotics in Our Lives at DEEC” é o evento que vai decorrer na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) na semana de 19 a 24 de novembro, e visa mostrar a importância da robótica no dia-a-dia. Este será marcado por exposições, visitas a laboratórios, ‘workshops’, palestras e apresentação de projetos em curso na FCTUC.

Os primeiros quatro dias serão destinados ao público em geral. Segunda-feira vai ser dedicada à área de automação com o simpósio “E se os robôs tivessem olfato?”, pelo professor Lino Marques. “Vai ser demonstrada a importância de os robôs terem a capacidade que o Homem tem de distinguir olfatos. Desta forma pode-se detetar coisas como explosivos, drogas ou outras substâncias que possam evitar que o ser humano seja exposto a estes perigos”, explica André Duarte, um dos organizadores e membro do Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Associação Académica de Coimbra (NEEEC/AAC).

No dia seguinte, o professor Marco Gomes vai abordar o campo das telecomunicações com a sessão “5G uma tecnologia disruptiva para a robótica e automação do futuro”. Quinta-feira é assinalada pelo colóquio “Robôs, energia e autonomia”, apresentado pelo professor André Gomes. A sexta-feira vai ser reservada ao setor da computação, com o professor Paulo Menezes a discutir o tema “Marvin, um robô emocional (e paranoico)”.

No dia 21, o programa é restrito à esfera académica com a apresentação de projeto do Clube de Robótica da Universidade de Coimbra (UC), uma visita ao Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) e dois ‘workshops’ – um sobre “Internet of Things”, conduzido por João Bento, e outro de “Desenho e Impressão 3D”, por Paulo Almeida. No sábado vão ser realizadas atividades destinadas ao ensino secundário, ao básico e aos pais. Estas contam com a presença de formadores específicos das áreas dos ‘workshops’, a apresentação do Clube de Robótica da UC e do Bot Olympics, e ainda a visita ao ISR.

O objetivo, segundo André Duarte, é “promover o que é a robótica e como esta se encontra incluída no quotidiano de todos”. A iniciativa resulta da parceria do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC), do NEEEC/AAC, do ISR e do Clube de Robótica da UC. Pela primeira vez, estas quatro unidades decidiram juntar-se à European Robotics Week. A entrada é de livre acesso, exceto nas conferências indicadas a universitários e workshops em que a inscrição é obrigatória.

 

To Top