Cidade

SDDH/AAC quer dar Natal mais feliz às crianças de Coimbra

Miguel Mesquita Montes

Secção fomenta recolha de brinquedos junto de estudantes. Destinatárias são crianças desfavorecidas. Por Rita Fernandes

A Secção de Defesa dos Direitos Humanos da Associação Académica de Coimbra (SDDH/AAC) volta a dinamizar uma iniciativa natalícia de recolha de brinquedos. Em parceria com a Erasmus Student Network (ESN) e o Centro de Apoio ao Sem Abrigo ( CASA), pretendem proporcionar um Natal diferente a crianças carenciadas da região de Coimbra.

Dentro do programa de ação social, a SDDH/AAC apela de novo à generosidade dos estudantes da Universidade de Coimbra (UC). A atividade quer levar presentes personalizados a quem mais precisa. Para isto conta com o auxílio do CASA, que vai sinalizar quais os destinatários dos presentes. “O CASA forneceu as moradas para onde os brinquedos têm de ir”, explica a coordenadora do projeto, Maira da Veiga.

Para a responsável, esta é uma oportunidade de crescimento pessoal para os alunos locais. Para além disso, é uma forma de os estudantes internacionais participarem no voluntariado. “O embrulho e distribuição vai ser feito entre os membros da secção, a ESN e os estudantes internacionais”, esclarece.

A recolha decorre entre os dias 26 de novembro e 14 de dezembro. As doações ocorrem junto de nove núcleos espalhados pelos três pólos da UC, na sede da secção e na entrada a AAC, onde se pode encontrar caixotes para o efeito. De seguida, procede-se à distribuição pelas crianças.

Com a ajuda dos membros da ESN e estudantes internacionais, a entrega em cada uma das moradas vai ser efetuada entre os dias 19 e 21 de dezembro. “Se não for desta forma, não sei se vão ter um brinquedo este Natal”, apela Maira da Veiga. A coordenadora espera que a adesão positiva à atividade, que se verificou em outros anos, continue.

Este é o projeto principal que está a ser dinamizado nesta época festiva pela SDDH/AAC. No entanto, a seçcão reforça que tem por objetivo alargar a ação ao resto do ano. No futuro, têm em vista “organizar recolhas de material didático e pedagógico para os mais pequenos”, conclui.

To Top