Ciência & Tecnologia

Projeto LIVINGRIVER alerta para a importância dos cursos de água

Fotografia gentilmente cedida por Cristina Pinto

Iniciativa espera chamar à atenção da população para a conservação dos rios. Primeiros encontros do projeto decorrem nos dias oito e nove de novembro. Por Nino Cirenza

Investigadores de sete instituições de ensino de Portugal, Espanha, Roménia e Turquia, dentre estas a Universidade de Coimbra (UC), estão envolvidos no projeto LIVINGRIVER. Esta iniciativa internacional propõe a preservação de cursos de água pelo estudo e observação dos mesmos.

Cristina Canhoto, professora do Departamento de Ciências da Vida da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigadora do Laboratório de Ecologia de Rios discorre acerca do projeto. “O que se pretende é compreender o funcionamento dos cursos de água, qual a sua qualidade e como se podem proteger” esclarece. Acrescenta ainda que a iniciativa pretende estender-se por toda a população e comunidade escolar.

De acordo com a docente, 18 investigadores participam no encontro dos dias oito e nove, na FCTUC. Este vai servir para “criar protocolos e ferramentas que possam ser usados nas escolas”. Cristina Canhoto salienta que professores aliados ao projeto vão ensinar crianças “a olhar para aquele curso de água, que corre perto de casa, e perceber se algo não está a funcionar”.

Espera-se ensinar às crianças técnicas para a medição da qualidade da água dos rios. Além disso é procurada consciencialização do seu valor histórico cultural. Cristina Canhoto enaltece a importância de uma “reciprocidade entre população e comunidade científica para o funcionamento do projeto”. A mesma reitera a necessidade de coordenar e organizar a iniciativa junto dos investigadores de outros países durante a fase inicial. A previsão é que dure 3 anos e disponha de atividades a curto e longo prazo, dentro e fora do âmbito escolar.

To Top