Ensino Superior

Órgãos fiscalizadores da AAC suspendem eleições

Pedro Dinis Silva

Presidente do CF/AAC revelou existência de queixas de listas quanto ao processo eleitoral. Plenário do Conselho Fiscal agendado para o final do dia de hoje. Por Luís Almeida

Às 00h30 as urnas encerraram. Contudo, não chegaram a sair da Sala de Estudo da Associação Académica de Coimbra (AAC). Foi neste espaço que os presidentes da Comissão Eleitoral, da Comissão Disciplinar da AAC (CD/AAC), do Conselho Fiscal da AAC (CF/AAC) e os cabeças de lista reuniram durante cerca de duas horas.

Após esta discussão, comunicaram aos estudantes presentes e aos órgãos de comunicação social que as eleições estavam suspensas. Esta decisão vem no seguimento de “fortes indícios de fraude eleitoral”, como revelou o presidente da Comissão Disciplinar, João Leão.

De acordo com o mesmo, foram encontradas “incongruências após a selagem das urnas”. Deste modo, as eleições foram suspensas até que o CF/AAC se pronuncie. Este órgão vai reunir hoje, dia 28 de novembro, às 22 horas. Esta reunião, segundo Francisco Góis, membro do CF/AAC, visa perceber se vão ser necessárias novas eleições.

O presidente do CF/AAC, Jorge Graça, apelou aos estudantes para que confiem nos mecanismos da casa. Adiantou ainda que houve queixas por parte de listas em relação ao processo eleitoral.

[Artigo atualizado às 17h42 de 28 de novembro]

Fotografias: Pedro Dinis Silva

Com Margarida Maneta, Miguel Mesquita Montes, Maria Francisca Romão, Pedro Emauz Silva e Ana Rita Teles

To Top