Ensino Superior

NED/AAC promove contacto entre universitários e mercado de trabalho

Sofia Gonçalves

Abertura de portas ao futuro profissional é o objetivo da feira de emprego. Evento conta com a participação de entidades empregadoras do top nacional. Por Sofia Gonçalves e Gabriella Kagueyama

Sob o mote “Abre A Porta Ao Teu Futuro”, a sétima edição do ProIUS – VII Feira de Emprego, ocorre até amanhã, dia 22 de novembro, no Colégio da Trindade. O evento, organizado pelo Núcleo de Estudantes de Direito da Associação Académica de Coimbra (NED/AAC) teve início nos dias 13 e 14 deste mês, com o Espaço de Formação, e segue nos dias 21 e 22, com o Espaço de Recrutamento.

De acordo com o coordenador-geral das saídas profissionais do NED/AAC, Rodrigo Sousa Marques, esta feira de emprego “já é uma marca do núcleo”. O principal objetivo deste evento é, sobretudo, “aproximar os estudantes da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC) ao mundo profissional”. Rodrigo Marques considera que por Direito se tratar de um curso “muito teórico”, existe a necessidade de “colmatar esta falta de proximidade com o mercado de trabalho”.

Em contraste com as edições anteriores, aos olhos do coordenador, este ano foi possível trazer “diversas entidades”. Para além de sociedades de advogados, instituições como a Polícia Judiciária, a Ordem dos Notários e a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) marcaram presença para “contrapor esta ideia de que os licenciados devem seguir advocacia, ou a clássica magistratura”, acrescenta.

Para estas instituições, como é o caso da CMVM, o ponto fulcral da sua participação no evento é “procurar uma maior proximidade com o meio estudantil”, refere um dos representantes desta entidade. O mesmo destaca a importância de “dar a conhecer a CMVM enquanto instituição”, uma vez que são feitas “contratações de juristas e advogados”. Refere ainda que procuram “dar a conhecer aos estudantes oportunidades que possam surgir”, como por exemplo estágios profissionais.

Ao fim de seis edições, o ProIUS foi dividido em duas fases: a fase de formação e a fase de recrutamento. O início do evento, segundo Rodrigo Marques, contou com sessões de esclarecimento, bem como a “correção e análise dos currículos individuais dos estudantes”. Estes, numa segunda fase, são entregues às entidades empregadoras.

Tiago Tavares, aluno da FDUC, refere que este evento é “bastante importante para todos os estudantes”. O mesmo visa que se trata de “uma boa ocasião para começarem a ter uma ideia da vertente do Direito que lhes interessa mais”. Desta forma, os interessados em “começar já podem mostrar currículos e perguntar por estágios e oportunidades”, conclui.

To Top