All for Joomla All for Webmasters
Cultura

I.L.H.A. traz conflitos de poder para o palco d’ O Teatrão

Fotografia gentilmente cedida pel'O Teatrão

Baseada na linguagem de teatro físico, a peça ambiciona abordar a polarização de opiniões na atualidade. Critica tudo aquilo que está inerente à condição humana. Por Beatriz Furtado e Julia Peccini

I.L.H.A. – Ideias Levemente Hostis sobre o Amanhã, produção da companhia Trincheira Teatro, chega esta sexta-feira ao Teatrão pelas 21h30. Inserido no projeto cultural “Artéria”, a peça tem o intuito de “introduzir a humanidade num tubo de ensaio, o palco, e oferecer uma nova perspetiva da realidade” conta Telmo Ferreira, um dos criadores e atores.

A peça situa-se no Jardim de Éden, onde nascem as duas personagens que marcam o impacto e a questão da sobrevivência. Assim, é possível “uma crítica inocente e inconsciente sobre o ambiente que as rodeia”, descreve o ator. Segundo o mesmo, a decisão de colocar duas figuras masculinas, ao invés da representação de Adão e Eva, contribui para suscitar a discussão e o pensamento crítico num mundo alienado.

Com objetivo de proporcionar um choque e refletir a forma atual de ver o mundo, I.L.H.A. surge como “uma catarse dos próprios medos e receios fora do palco”, explica Telmo Ferreira. A peça ambiciona abordar a polarização de opiniões que se observa hoje em dia. Da Grécia ao tempo medieval, a evolução no tempo ao longo do espetáculo permite criticar “tudo aquilo que está inerente à humanidade”.

“Este evento é para todas as pessoas que estão ao alcance de uma bomba atómica”, ou seja, a escolha de linguagem não verbal possibilita impactar e atingir o máximo de pessoas. De acordo com Telmo Ferreira, a ausência de diálogo permite a libertação das constrições que as línguas apresentam e, a partir do teatro físico, a abordagem de temas universais a todos.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top