Cultura

“Foo Fish”: pintura que afugenta maus espíritos

Pedro Emauz Silva

Artista plástico com meio século de experiência ancorou em Coimbra. Cor, alegria e inovação em formato “squirt painting”. Por Isabel Pinto

“Foo Fish” é uma exposição que Luis Della Barba traz ao Liquidâmbar. Disponíveis até 12 de dezembro, as telas expressam uma derivação dos leões de guarda chineses, também conhecidos como “Foo Dogs”. Estas esculturas colocam-se à entrada dos edifícios para afugentar maus espíritos e trazer prosperidade e saúde.

De nacionalidade brasileira, Della Barba foi arquiteto e trabalhou em marketing e publicidade. Pinta desde os seis anos de idade, como hobby, e é com 50 anos de experiência em arte plástica que apresenta o atual projeto. O artista conta que, após viajar pela Europa, foi por Coimbra que se apaixonou. “Larguei a minha âncora, adorei a cidade e o povo”, conta.

O criador usa tinta acrílica, esmalte ecológico e resina, e explica que desenvolveu a técnica por uma década. Esta consiste em pintar com bisnagas em vez de pincéis e tem o nome de “squirt painting”. O estilo próprio do autor “agrada ao público pela inovação, pelas cores, pela alegria que transmite”, partilha. “São vários ‘layers’ em que se pode viajar”.

A maior parte das obras representam peixes com expressões agressivas, à semelhança das estátuas chinesas, máscaras africanas ou carrancas brasileiras que protegem templos, casas e barcos. O pintor esclarece que “a finalidade é alguém ter uma das obras em casa ou no local de trabalho para afugentar os maus espíritos”.

A paixão de Luis Della Barba pela pintura “é uma forma de meditação” que o artista deseja partilhar com todos. Por isso, planeia um momento de pintura ao vivo para que o público veja como são concebidas as obras e compreenda a técnica. Basta que “o tempo melhore porque, com a chuva, a tinta não seca”, acrescenta o artista plástico.

Fotografias: Isabel Pinto e Pedro Emauz Silva

To Top