All for Joomla All for Webmasters
Cultura

Folclore e Flamenco animam Conservatório de Música de Coimbra

Fotografia gentilmente cedida pela SF/AAC / Jorge Graça

Evento conta com o guitarrista espanhol Daniel Casares. Espetáculo pretende celebrar música tradicional portuguesa e espanhola. Por Mónica Rego

Comemorar os 20 anos de Amadeu Magalhães como diretor artístico do Grupo de Cordas da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (SF/AAC) é um dos objetivos do primeiro festival de música tradicional “Entre Cordas”, que se realiza no próximo sábado, às 21 horas, no Conservatório de Música de Coimbra.

O evento procura “mostrar a realidade da música nacional” com especial foco para a tradicional, adianta o diretor do Grupo de Cordas da SF/AAC, Tiago Gonçalves. Para isso, a organização idealizou convidar “um artista de qualquer parte do mundo” que tocasse cordofones, como explica Tiago Gonçalves. Este tipo de instrumentos produz som através da vibração das suas cordas, como é o caso da guitarra ou do violino.

Apesar de ser o primeiro festival realizado pelo grupo, Tiago Gonçalves afirma que esta “é uma atividade para se repetir”. Este ano procura-se celebrar a música tradicional espanhola, o flamenco, e a portuguesa, o folclore.

As atividades comemorativas arrancam às 15 horas com um ‘workshop’ de cordofones dado pelo próprio Amadeu de Magalhães. Mais tarde, às 21 horas, realiza-se o concerto de Daniel Casares, guitarrista espanhol que ganhou, com apenas 16 anos, o prémio de guitarra flamenca “Bordón Minero de la Unión”. De seguida, sobe ao palco o Grupo de Cordas da SF/AAC para brindar o público com “folclore português de diferentes zonas do país”, adianta Tiago Gonçalves.

O diretor do Grupo de Cordas da SF/AAC acredita que esta iniciativa abranja várias faixas etárias, pois “a música é para todas as idades”, justifica. Os interessados podem adquirir os bilhetes na Secção de Fado da AAC ou através do email do Grupo de Cordas da SF/AAC. Os preços variam entre os seis euros, para estudantes, e oito euros, para não estudantes.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top