All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

FLUC recebe iniciativa de voluntariado internacional

Miguel Mesquita Montes

Partilha de experiências de antigos participantes, assim como a divulgação das regiões envolvidas dinamiza o evento. Coordenadora afirma que “criar humanos melhores para ter líderes de melhor qualidade” é o objetivo final. Por Leonor Garrido e Diogo Machado

Na próxima quarta-feira, dia 28 de novembro, a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) vai ser o palco do evento “Share the Experience”, dinamizado pela AIESEC. O evento consiste na partilha de experiências de antigos voluntários, de modo a evidenciar as vantagens de uma experiência internacional.

Segundo a coordenadora do projeto, Sofia Fernandes, “mostrar o impacto social, as vantagens a nível pessoal e o facto de destacar o currículo” são aspetos importantes da apresentação. A iniciativa vai contar com o testemunho de um elemento do Parlamento Europeu, antigo membro da AIESEC.

Aos olhos do presidente da AIESEC de Coimbra, Carlos Martins, “é fácil um jovem crescer na sua zona de conforto, sem ter consciência do que se passa no mundo, nem interesse nos processos que podem ajudar a melhorar os problemas internacionais”. Acrescenta que “um dos aspetos a desenvolver passa por construir cidadãos capazes de solucionar diferentes problemas”.

Sofia Fernandes sublinha que “o objetivo final é fortalecer as capacidades de liderança dos voluntários, ao dar a conhecer outras culturas e abrir os seus horizontes”. Através destas experiências no estrangeiro a ideia é ajudar o crescimento dos jovens. Carlos Martins, sem esquecer o impacto que os participantes vão ter na comunidade local, frisa que “o foco da iniciativa é o desenvolvimento pessoal”.

Ao ser o primeiro evento desta organização promovido na FLUC, os entrevistados, apesar de confiantes, referem ser difícil criar expetativas quanto à adesão. Para além das vivências dos oradores, vão ser apresentados os destinos onde os participantes podem exercer o voluntariado.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top