Cultura

Festival Caminhos de Cinema Português estabelece parceria com SASUC

Ana Rita Teles

Acordo tem como foco a aproximação do cinema aos estudantes. Promoção de atividades educativas para os mais novos com o intuito de os cultivar para a arte cinematográfica. Por Carolina d’Oliveira e Diana Ramos

O Festival Caminhos do Cinema Português vai contar com a parceria dos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra (SASUC), que vai trazer inúmeros benefícios para os estudantes bolseiros. As vantagens vão desde a alimentação até à entrada gratuita em todas as sessões.

Segundo o vice-diretor do Festival Caminhos do Cinema Português, Tiago Santos, o objetivo é “abrir as portas a todos para que possam usufruir desta, que é a maior festa do cinema português”. Acrescenta ainda que a iniciativa, de alguma forma, colmata as necessidades de alimentação para os membros da organização e permite o livre acesso às sessões aos estudantes bolseiros.

No que diz respeito aos módulos de formação do curso de Cinemalogia, os bolseiros têm acesso à condição de associado do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC). Esta é aquela em que “todos os sócios do CEC ou dos Caminhos do Cinema Português têm um preço mais acessível naquilo que é a formação”. Até dia 10 de novembro, os estudantes que sejam sócios ou alunos da Universidade de Coimbra (UC), têm a possibilidade de se inscrever na formação em 468 horas a 800€.

A promoção vai ser também estendida à camada mais nova. Crianças que frequentem a creche ou jardins de infância dos SASUC vão ter acesso gratuito às sessões matinais dos Caminhos Juniores, consoante marcação prévia. A colaboração não fica por aqui, já que se vai prolongar para o mês de agosto de 2019 para as crianças do ATL dos SASUC. Vão ser promovidas atividades com o intuito de educar os mais novos para a arte do cinema.

Esta associação com os SASUC existe desde 2012. Tiago Santos realça ainda que esta é uma oferta espetacular e que as pessoas devem aproveitar. Segundo o mesmo, o cinema no fundo está ligado a tudo, seja na publicidade, televisão ou até rádio. Conclui que este evento procura aproximar a arte cinematográfica dos estudantes.

Até à publicação deste artigo não foi possível obter declarações dos SASUC.

To Top