All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

Feira de Voluntariado regressa à FPCEUC

Arquivo

Oradores partilham a sua experiência para demonstrar a importância da atividade. Presença de associações nacionais e internacionais dinamizam o evento. Por Diogo Machado e Mariana Rosa

Na Faculdade de Psicologia e Ciências da Informação da Universidade de Coimbra (FPCEUC), o Núcleo de Estudantes de Psicologia, Ciências da Educação e Serviços Social da Associação Académica de Coimbra (NEPCESS/AAC) promove esta terça-feira, dia 13 de novembro, pelas 10h30, a Feira de Voluntariado.

A presidente do NEPCESS/AAC, Carolina Paixão afirma que “o grande objetivo da feira é movimentar os estudantes para procurarem um futuro melhor”. Carolina Paixão reconhece que os estudantes “têm vindo a perceber que estar na faculdade não é apenas estudar”. “O voluntariado, dentro do ambiente académico, é uma maneira de enriquecer a nível pessoal, curricular e profissional”, completa a presidente do NPECESS/AAC. A organizadora da feira identifica vantagens em fazer voluntariado, desde “a melhor gestão do tempo, aplicado a conhecer uma nova realidade, assim como promover a mudança no mundo de outras pessoas”, conclui.

O número de associações participantes no evento tem vindo a aumentar bem como o interesse das mesmas em marcar presença. A presidente do núcleo, Carolina Paixão salienta que “as próprias entidades já entram em contacto com o núcleo para estabelecer parcerias”. Acrescenta que existem benefícios, tanto para os participantes, como para as instituições. “Os estudantes ficam a conhecer locais onde podem enriquecer o seu currículo e, por sua vez, as associações ganham colaboradores”, explica.

A Feira de Voluntariado vai contar com a presença de mais de dez organizações portuguesas e internacionais. Entre as nacionais, Carolina Paixão refere a Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais (APTO) e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM). No âmbito internacional dá o exemplo da AIESEC, uma plataforma para jovens explorarem e desenvolverem o seu potencial de liderança.

Para além dos ‘stands’ de divulgação, esta edição da Feira vai contar com uma palestra, às 18 horas, na FPCEUC. A dinâmica pauta-se pela apresentação de experiências apresentadas por voluntários de diferentes associações. O objetivo passa pela melhor compreensão do que é ser voluntário e as suas vantagens.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top