Ensino Superior

Estudantes da UC debatem em Salamanca

Fotografia gentilmente cedida pela SDUC

Evento contou com a presença de quatro das universidades mais antigas da Europa. Espaço europeu de ensino superior foi o tema debatido. Por Nino Cirenza e Mariana Rosa

A Sociedade de Debates da Universidade de Coimbra (SDUC) participou entre 26 e 28 de outubro no Torneio Internacional de Debate. O evento realizou-se no âmbito do VIII centenário da Universidade de Salamanca.

Catarina de Pedro, Diogo Videira, João Frazão, Juliano Cantadora, estudantes da Universidade de Coimbra (UC) e membros da SDUC, representaram a UC na 4ª edição dos Encontros Universitários de Debate. Durante os três dias de torneio foram debatidos, na língua espanhola, tópicos relevantes sobre o espaço europeu de ensino superior.

O presidente da SDUC, Diogo Videira, aponta a barreira linguística como um obstáculo. “Nenhum de nós era fluente em espanhol, pelo que foi um desafio acrescentado em termos de debater”. Para além disso, a utilização do modelo espanhol de debate, em detrimento do modelo inglês, usado pela SDUC, revelou-se outra dificuldade enfrentada pelos alunos da UC. “A maioria esmagadora das equipas que participaram já tinham debatido no modelo espanhol, e nós sempre debatemos no modelo de ‘British Parliament`”, afirma Catarina de Pedro.

Além da UC, a Universidade de Bolonha, a Universidade de Sorbonne, a Universidade de Salamanca e outras academias espanholas marcaram presença no encontro. Diogo Videira salienta a importância da participação da Universidade de Coimbra “numa lógica de representação e manutenção das boas relações com a Universidade de Salamanca e as demais universidades europeias” e classifica a oportunidade como “uma experiência interessante de intercâmbio”.

A UC perdeu todos os debates “porque a competição foi feita segundo um modelo diferente e contra os antigos campeões do torneio académico”, como explica Diogo Videira. No entanto, a academia “em torneios de debate do parlamento britânico é uma das melhores universidades de Portugal”, conclui. A Universidade Europeia Miguel de Cervantes, de Valladolid, foi a vencedora.

Catarina de Pedro referiu-se ao evento como uma experiência “muito enriquecedora”. Exaltou a oportunidade de aprender outro modelo de debate e trazer à SDUC novas formas de debater, com o intuito de “melhorar a própria estrutura de debates que tem sido criada e desenvolvida ao longo do ano”.

Nos dias 16 a 18 de novembro, a SDUC vai realizar o Torneio de Debates da UC, aberto à comunidade da Universidade. Qualquer pessoa é livre para se inscrever. Segundo Diogo Videira, “a SDUC é um dos melhores espaços em Portugal para aprender a debater”.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top