Candidatura com os olhos postos no valor histórico e cultural da Universidade. Pretende que esta seja reconhecida a nível mundia. Por Jéssica Gonçalves
Foi hoje apresentada a candidatura de Ernesto Costa, professor catedrático do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), à reitoria da UC. O membro do Conselho Geral da UC acredita que esta participação lhe permitiu conhecer os problemas do Ensino Superior e da UC em particular.
O candidato considera que este “é o tempo certo para avançar com uma proposta para os próximos quatro anos”. Candidata-se com uma aposta na missão de “mudar a Universidade para ganhar no futuro”.
Consciente dos desafios que a sociedade impõe ao Ensino Superior, reconhece a dificuldade de “satisfazer a missão de investigar, ensinar e valorizar o conhecimento”. O candidato refere que é preciso “adotar uma estratégia arrojada e diferenciadora que permita aparecer à sociedade como um polo de investigação de renome mundial”.
Segundo Ernesto Costa, dado a história e património da UC, esta não pode ser “a universidade das oportunidades perdidas”. O mesmo afirma estar preparado para assumir este cargo com uma “estratégia agregadora que, sem perder o valor histórico e cultural do seu passado, se oriente, se realize e se cumpra no futuro”.
O Jornal “A Cabra” tentou obter mais declarações, mas o visado declarou que “é cedo para dar entrevistas”. Mais informações vão ser dadas assim que o plano de candidatura for lançado.
