All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

Departamento de Ciências da Vida alberga feira de voluntariado

Margarida Mota

Núcleos dinamizam projeto para impulsionar a solidariedade da região. Promover o lado humanitário na comunidade estudantil é um dos objetivos. Por Sofia Gonçalves

Na sua estreia, a I Feira de Voluntariado chega a Coimbra na próxima quarta-feira, dia 28 de novembro, num projeto concretizado pelo Núcleo de Estudantes de Antropologia da Associação Académica de Coimbra (NEA/AAC), o Núcleo de Estudantes de Biologia da AAC (NEB/AAC) e o Núcleo de Estudantes de Bioquímica da AAC (NEBIOQ/AAC).

A iniciativa vai ter lugar no Departamento de Ciências da Vida, espaço escolhido por incluir “cursos ligados à área da ciência e da saúde”, explana Maria Pires, coordenadora do Pelouro de Intervenção Cívica e Ambiente do NEBIOQ/AAC. O evento conta com 16 associações, o que a coordenadora considera ser “bom para o núcleo, por ser a primeira vez que algo do género é dinamizado”.

Para Maria Pires, o objetivo deste projeto é “incentivar os alunos a preocuparem-se e verem as instituições que pretendem ajudar”. A coordenadora realça a ideia de sensibilizar os estudantes “no âmbito do meio ambiente e relações interpessoais”, para que as pessoas “tenham consciência da realidade”.

O coordenador do Pelouro de Intervenção Cívica e Ambiente do NEB/AAC, João Robalo, afirma que os núcleos pretendem “promover o lado humanitário de cada um, fomentar o voluntariado e fazer o bem”. Com a divulgação pública, “qualquer pessoa interessada é bem-vinda”, conclui.

Maria Pires considera ser “muito importante” esta colaboração entre núcleos, por serem o “elo entre as faculdades, os estudantes e os departamentos”. Acrescenta que “é relevante haver a divulgação deste tipo de atividades”, visto que estimula a “capacidade de aprendizagem e solidariedade”.

Para além da feira de voluntariado, vai realizar-se, na noite de 28 de novembro, uma tertúlia onde participantes em Coimbra, ou no estrangeiro, vão partilhar as suas experiências enquanto voluntários. Idealizam também realizar um café solidário, sendo que os lucros revertem a favor de uma instituição.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top