All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

Coimbra acolhe conferência internacional sobre incêndios florestais

Imagem cedida por Luís Mário Ribeiro

Investigadores de renome discutem o tópico de incêndios florestais. Evento de divulgação académica conta com participantes de vários pontos do globo. Por Rita Fernandes

O Centro de Eventos Bissaya Barreto recebe a VIII Conferência Internacional sobre Investigação em Incêndios Florestais, de 9 a 16 de novembro. O evento organizado pela Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial da Faculdade de Ciências de Tecnologia da Universidade de Coimbra, pretende trazer especialistas de renome mundial, para apresentar as mais recentes inovações no combate a incêndios.

A iniciativa que decorre desde 1990, conta este ano com dois cursos, quatro dias de conferência e uma visita aos locais afetados pelos incêndios de 2017. O objetivo é, através das atividades programadas, “reunir os avanços da investigação em incêndios florestais de todo o mundo e apresentá-los num único local”, segundo o vice-presidente da organização do evento, Luís Mário Ribeiro.

Direcionada a investigadores e técnicos da área científica, o evento tem ao longo das suas oito edições ganho importância a nível mundial, o que leva a que 70 por cento da sua assistência seja internacional, como explica o vice-presidente. Entre os 250 investigadores, Luís Mário Ribeiro esclarece que há “uma forte presença americana, australiana, espanhola, canadiana, portuguesa e francesa”.

Ao longo de todo o programa vão decorrer palestras com nomes relevantes no panorama mundial dos incêndios florestais, focando-se em seis temas: gestão de risco de incêndio, gestão de combustíveis, gestão de incêndios, incêndios na interface urbano-florestal, sistemas e ferramentas de apoio à decisão e aspetos socioeconómicos. A começar no dia 9 até dia 11 há espaço a dois cursos práticos: “Segurança Pessoal nos Incêndios Florestais” e “Comportamento do Fogo”.

A conferência encerra com uma visita às áreas afetadas pelos incêndios de 2017, nas localidades de Pedrógão Grande e Oliveira do Hospital. Luís Mário Ribeiro adianta que “o objetivo é mostrar sobretudo às pessoas o que aconteceu”. Afirma também que existe uma componente social nesta visita, “ao mostrar um pouco do interior de Portugal”.

Devido à matriz de divulgação académica da iniciativa, uma das componentes do programa é a apresentação de ‘papers’ e teses no que diz respeito à inovação no combate aos incêndios. Todo a informação transmitida vai resultar na obra editada pela Imprensa da Universidade de Coimbra, “Advances on Forest Fires Research”, que se destina a todos os interessados no tópico. “Nós fazemos o nosso papel na divulgação. Há-de haver outros a montante que vão absorver o conhecimento que aqui é produzido”, finaliza Luís Ribeiro.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top