Cultura

CAV transforma crianças em cineastas de animação durante férias escolares

Inês Casal Ribeiro

Centro promove conhecimento na área do cinema de animação. Evento passa por criar um arquivo de filmes em ‘stop motion’. Por Inês Casal Ribeiro e Patrícia Silva

Entre os próximos dias 17 e 21 de dezembro, o Centro de Artes Visuais (CAV) transforma-se numa oficina de cinema de animação. Esta iniciativa destina-se a crianças com faixa etária entre os cinco e os dez anos de idade, e tem como objetivo estimular o desenvolvimento pessoal de cada uma.

A oficina de animação divide-se em duas atividades de criação cinematográfica. A primeira consiste na elaboração de um ‘flip book’. O formador do projeto, João Nora, explica que este arquivo “é um livro de ‘frames’ que, quando folheados, se transformam em imagens em movimento”. Segundo o mesmo, este trabalho permite que as crianças “percebam os princípios básicos de animação” e adquiram conhecimentos da dinâmica da sétima arte.

A segunda atividade permite a criação de uma curta-metragem animada, que depois pode ser guardada pelos pequenos cineastas. Para além disso, o desafio está feito no sentido de as crianças “reconhecerem as manobras utilizadas na realização dos filmes”, realça João Nora. Este processo requer que as crianças tragam de casa os próprios brinquedos e construam filmes através da técnica de ‘stop motion’. Este conceito baseia-se na disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado, para simular o seu movimento.

A participação nas oficinas de animação tem como intenção “quebrar a barreira que existe entre o público e os museus”, esclarece o formador. O formador afirma que a produção do CAV quer levar as “crianças a criar condições de cinema e a desenvolver futuros projetos”. Importa ainda que as mesmas comecem a “frequentar o Centro de Artes Visuais e também o Museu Nacional Machado de Castro”, reforça.

A presença no evento tem o custo de 50 euros e procura ocupar o tempo livre das crianças durante o período de férias escolares.

To Top