All for Joomla All for Webmasters
Cultura

Caminhos: Primeiros passos dos mais novos no cinema português

Fotografia gentilmente cedida pelo Festival Caminhos do Cinema Português

Iniciativa estabelece relação entre a pedagogia e o gosto pelo cinema português junto dos juniores. Antigos participantes contribuem agora através de voluntariado. Por João M. Mareco

Os “Caminhos Juniores”, inseridos no Festival Caminhos do Cinema Português, promovem o gosto pela sétima arte junto dos mais novos. As crianças trocam o quadro de giz pelo grande ecrã e a lição é dada no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV) entre os dias 26 a 30 de novembro, às 10 horas, e no dia 1 de dezembro, às 11 horas.

Pretende-se incentivar os mais jovens a gostar de cinema, ao mostrar obras de animação portuguesas. Existem filmes nacionais para eles,” salienta o diretor de programação da XXIV edição do Festival Caminhos do Cinema Português, João Pais.

O cariz educativo está presente nesta atividade. Os filmes exibidos remetem os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo das escolas de Coimbra para a importância “das novas tecnologias e como lidar com elas”. Acrescenta que “existe uma mensagem a ser retirada pelos mais jovens”, como o conceito de amizade. É fornecido um livro de exercícios, de forma a perpetuar os ensinamentos apresentados nos filmes dentro das salas de aula.

O filme de André Letria, “Zé Pimpão, O Acelera”, com a narração em verso por António Feio, vai ser umas das películas exibidas nos “Caminhos Juniores”. Esta animação alerta consciências para a condução automóvel, bem como os perigos que esta pode representar.

A importância dos “Caminhos Juniores” é marcante para quem os percorre, como confirma João Pais. Conta que, este ano, estão envolvidas pessoas que se voluntariaram para o festival pois assistiram aos “Caminhos Juniores” quando “eram miúdos”.

Organizado pelo Centro de Estudos Cinematográficos da Associação Académica de Coimbra, “o Festival Caminhos do Cinema Português” está de volta à cidade entre os dias 23 de novembro e 1 de dezembro no TAGV.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top