Desporto

Atleta de Coimbra é campeão europeu ao lado de seleção portuguesa de futsal com Síndrome de Down

Fotografia gentilmente cedida por Nuno Santa Rita

Conquista demonstra importância do trabalho desenvolvido com os atletas. Jogadores agradecem apoio dos portugueses. Por Diogo Machado

Na passada semana, a seleção portuguesa de futsal com Síndrome de Down sagrou-se campeã europeia da modalidade, ao vencer a campeã mundial Itália por 4 a 0. Nuno Santa Rita, treinador da equipa, sublinha que a conquista “foi importantíssima, não só para a equipa, não só para Portugal, mas também para os atletas com Síndrome de Down”.

Um dos heróis da equipa é Rui Sousa, que frequenta a Unidade Funcional de Montemor-o-Velho da Associação Portuguesa de Pais Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Coimbra (APPACDM), e já há 15 anos é acompanhado por Nuno Santa Rita. De variadíssimos elogios o que sobressai é o de ser um atleta que “se esforça e tenta dar sempre o seu melhor”. Pratica tanto futsal como atletismo, e uma vez por semana treina natação. O treinador elogia-o uma vez mais ao dizer que “é um atleta polivalente”.

Dos cinco jogos, a seleção das quinas venceu quatro. A motivação dos jogadores nunca foi um problema, dado que os atletas, aos olhos do treinador, “têm tanta motivação, que por vezes é preciso meter travão”.

Quando se discute a necessidade da criação destas equipas, Nuno Santa Rita refere que os jovens “entram nas instituições de cuidado e ficam fechados todo o dia”, algo que o treinador acredita ser prejudicial. Para solucionar estes problemas, a vertente do desporto pretende estimular os atletas de desporto adaptado tanto a nível físico, quanto ao nível da sociabilidade e de integração na sociedade, acrescenta o treinador.

“É muito gratificante trabalhar com pessoas assim”, afirma Nuno Rita. “Estamos sempre a receber afetos e carinhos porque eles estão sempre a agradecer a quem faz algo por eles”, acrescenta o treinador.

Para Nuno Santa Rita, trata-se de uma grande conquista não só para a equipa, mas para todos aqueles que acreditam na importância de ajudar estas pessoas. O treinador agradece a todos aqueles que apoiaram a equipa e partilharam a conquista nas redes sociais. “Os atletas adoram ver as fotos Facebook, na televisão e nos jornais. Nunca se cansam de agradecer.”

 

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top