Cultura

Jazz no centro de Coimbra pela 16ª vez

Samuel Santos

Dupla internacional estreia-se em Portugal. Vários espetáculos com entrada gratuita. Por Beatriz Furtado e Pedro Silva

Encontros Internacionais de Jazz voltam esta quarta-feira, dia 17 de outubro, a Coimbra. Organizado pelo Jazz ao Centro Clube (JACC) e pela Câmara Municipal de Coimbra (CMC), este evento engloba músicos nacionais e internacionais, em espaços históricos da cidade. Para o diretor artístico do JACC, José Miguel, “a ideia central é permitir que o público tenha acesso a propostas muito diversas deste género musical”.

O espetáculo de abertura marca a estreia do duo internacional feminino, Mary Halverson e Sylvie Courvoisier, em solo português. A guitarrista e a pianista, “instrumentistas de primeira linha no jazz”, apresentam-se a partir das 22h no Museu Nacional Machado de Castro, revela José Miguel. A partir do segundo dia, os encontros deslocam-se para outros espaços conimbricenses. O diretor do JACC destaca o grupo liderado por Carla Bley, “pianista e compositora norte-americana, que é uma figura absolutamente incontornável da história do jazz” e ainda LAN TRIO Laginha, no Convento São Francisco.

José Miguel alerta para o baixo orçamento em relação a certames de jazz noutros pontos do país, que “têm orçamentos 5 vezes superiores ao deste”. No entanto, a missão continua a ser garantir a qualidade artística e proporcionar experiências únicas. Já na sua 16ª edição, o Festival Jazz Ao Centro apela à adesão de um maior número de pessoas, com concertos em vários horários, diferentes locais de Coimbra e alguns espetáculos com entrada gratuita, até 27 de outubro.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top