Cultura

Jazz ao Centro recebe pela primeira vez projeto “Centauri”

Joana Carvalho

Banda liderada por André Fernandes é foco da terceira noite do festival. Objetivo consiste em mostrar-se ao público conimbricense e promover o novo álbum. Por Joana Carvalho e Rita Fernandes

O quinteto de jazz “Centauri” sobe hoje ao palco, pela primeira vez, no Festival Jazz ao Centro. O concerto vem apresentar o álbum “Draco”, editado este ano, à cidade de Coimbra. O líder da banda, André Fernandes, não é estranho ao Salão Brasil, mas esta será a estreia de “Centauri” neste espaço. O espectáculo começa às 22 horas e “vai trazer uma fusão entre jazz e rock”, adianta o guitarrista André Fernandes.

O conjunto é constituído também por João Mortágua e José Pedro Coelho no saxofone, Francisco Brito no contrabaixo e João Pereira na bateria. Os músicos definem esta iniciativa como “diferente de todos os outros projetos musicais paralelos e passados”. O líder salienta que as diferentes experiências vividas pelos membros pautam o som da banda. Nunca tinham trabalhado juntos antes disto, só se conheciam da “cena musical lisboeta”, afirma o guitarrista.

Apesar de inseridos num género caracterizado pelo improviso, André Fernandes assume que, “comparados com outras bandas de jazz, os “Centauri” recorrem bastante à composição”. Quanto ao objetivo da obra discográfica, o músico, que também compôs, defende que “os concertos e discos têm sempre por objetivo caracterizar um momento específico da carreira dos elementos da banda”.

O grupo é já conhecido do público internacional. Tal como acontece no mercado português, o fenómeno no exterior deve-se à novidade no panorama jazzístico. “Apesar de o estilo não ser direcionado às massas, verifica-se um aumento dos apreciadores do género”, reflete o artista. Adiciona ainda que “isto resulta do crescente número de bandas jazz, que difundem mais o estilo”.

Para esta noite o músico assegura um concerto “intimista e espontâneo”. Além de uma mostra do novo trabalho, o quinteto pretende trazer ao público novas produções que vão constar do próximo disco, com lançamento previsto para o início de 2019.

Fotografias por Joana Carvalho

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top