Cultura

GEFAC lança livro “Bico Bico Chão – 50 anos de GEFAC”

Fotografia gentilmente cedida pelo GEFAC

Obra escrita “a muitas mãos” aborda a história do grupo e celebra a sua existência. Título do livro menciona técnica de aprendizagem para dançarinos iniciantes. Por Nino Cirenza

O Grupo de Etnografia e Folclore da Academia de Coimbra (GEFAC) comemorou meio século de existência em 2016. Este marco vai ser eternizado com o lançamento do livro “Bico Bico Chão – 50 anos de GEFAC”, no seu aniversário. A apresentação vai ter lugar no Teatro Académico de Gil Vicente, no dia 27 de outubro, pelas 17 horas.

De acordo com Amanda Guapo, membro da comissão organizadora do livro, o título deve-se à “mnemónica para aprender a dançar”. “Bico-bico-chão” são palavras conhecidas pelos sócios do grupo e é “um termo transversal a todos os anos, desde a fundação até à atualidade”.

A obra foi produzida com relatos e depoimentos de pessoas que participaram na história do grupo. Desenvolve-se ao longo de seis capítulos com 21 textos autorais escritos por pessoas diferentes e 19 depoimentos de autores que não participaram no GEFAC, mas que acompanharam de perto a sua formação e o seu desenvolvimento, explica Amanda Guapo. “É como se cada texto fosse um arquivo”, conclui.

Estão descritos na narrativa “episódios marcantes”, expõe Amanda Guapo. Esta conta que uma apresentação em Castelo Branco foi interrompida porque uma sócia estava a distribuir panfletos políticos durante a época do Estado Novo. O GEFAC assumiu um papel de luta contra o fascismo ao longo do tempo.

O evento de estreia do livro conta com a presença do professor Luís Filipe Menezes, vice-reitor da Universidade de Coimbra e representante do GEFAC, do professor Álvaro Laborinho Lúcio – que não participou neste organismo, mas sim no seu grupo precursor: o GUDR (Grupo Universitário de Danças Regionais) -, e com a presença da vereadora da cultura da Câmara Municipal de Coimbra, Carina Gomes.

 

[Atualizado a 26 de outubro de 2018, às 10h40]

To Top