All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

FPCEUC celebra 38 anos com semana dedicada às Ciências da Educação

Maria Fernandes

Aposta da faculdade na dinamização das suas áreas de ensino e investigação. Evento conta com a presença de convidados de renome na área. Por Rita Fernandes e Diogo Machado

Na semana de 31 de outubro a 6 de novembro, o aniversário da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) desenvolve-se em torno de um programa diversificado. Esta comemoração conta com um ciclo de conferências, uma feira do livro, duas mostras de doutoramentos e o lançamento de uma obra.

Dado o peso que os programas de doutoramento têm para a faculdade, a primeira mostra realizou-se hoje. Esta teve como foco os alunos de Doutoramento de Psicologia e contou com uma conferência realizada por Matthias Reitzle, professor da Universidade de Jena.

Houve ainda a apresentação e discussão de ‘posters’, que vão ser avaliados por um júri externo e alvo da atribuição de um prémio, no dia da faculdade, 5 de novembro. Uma tertúlia coorganizada pela comissão científica do doutoramento em psicologia e pelos estudantes da área iniciou-se às 17 horas. Maria Paula Paixão, subdiretora da FPCEUC, sublinha que “o mérito da organização é dos estudantes”.

A celebração conta ainda com o lançamento da obra ‘Career Development in Context’. O livro é fruto da colaboração entre Joaquim Ferreira, professor catedrático da FPCEUC, Eduardo Santos, professor associado da mesma instituição, e o professor Matthias Reitzle da Universidade de Jena, na Alemanha.

Nos dias 2 e 3 de Novembro vai decorrer o II Colóquio Internacional Território, Comunidades Educadoras e Desenvolvimento Sustentável, com o tema Descentralização e Inovação Pedagógica. Este é uma coorganização entre a FPCEUC e o Centro Estudos Interdisciplinares do Século XX. Segundo Maria Paula Paixão, “vão-se discutir questões ligadas à ciência política, ao território, à comunidade de educadores e ao desenvolvimento sustentável”.

A sessão comemorativa vai contar com a presença do reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva. Neste dia inicia-se também a Feira do Livro, nos claustros da faculdade. A organização destaca a “Conferência Política Educativa de la Union Europea” apresentada pelo professor doutor Javier M. Valle da Universidade Autónoma de Madrid. O dia encerra com a tertúlia de Ciências da Educação e dos seus profissionais.

Pela segunda vez, a comemoração ocupa o espaço de uma semana. Ao contrário do que aconteceu no ano passado, que teve por foco a área de Psicologia, este programa centra-se em Ciências da Educação. De tal forma que, o último dia conta com a segunda mostra de doutoramento centrada nesta área. Isto demonstra a vontade da faculdade apostar, de igual modo, no domínio da Psicologia, das Ciências da Educação e dos Serviços Sociais. “Todos os anos aumenta o foco em cada um dos três”, conclui a subdiretora.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top