Ensino Superior

FPCEUC celebra 38 anos com semana dedicada às Ciências da Educação

Maria Fernandes

Aposta da faculdade na dinamização das suas áreas de ensino e investigação. Evento conta com a presença de convidados de renome na área. Por Rita Fernandes e Diogo Machado

Na semana de 31 de outubro a 6 de novembro, o aniversário da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC) desenvolve-se em torno de um programa diversificado. Esta comemoração conta com um ciclo de conferências, uma feira do livro, duas mostras de doutoramentos e o lançamento de uma obra.

Dado o peso que os programas de doutoramento têm para a faculdade, a primeira mostra realizou-se hoje. Esta teve como foco os alunos de Doutoramento de Psicologia e contou com uma conferência realizada por Matthias Reitzle, professor da Universidade de Jena.

Houve ainda a apresentação e discussão de ‘posters’, que vão ser avaliados por um júri externo e alvo da atribuição de um prémio, no dia da faculdade, 5 de novembro. Uma tertúlia coorganizada pela comissão científica do doutoramento em psicologia e pelos estudantes da área iniciou-se às 17 horas. Maria Paula Paixão, subdiretora da FPCEUC, sublinha que “o mérito da organização é dos estudantes”.

A celebração conta ainda com o lançamento da obra ‘Career Development in Context’. O livro é fruto da colaboração entre Joaquim Ferreira, professor catedrático da FPCEUC, Eduardo Santos, professor associado da mesma instituição, e o professor Matthias Reitzle da Universidade de Jena, na Alemanha.

Nos dias 2 e 3 de Novembro vai decorrer o II Colóquio Internacional Território, Comunidades Educadoras e Desenvolvimento Sustentável, com o tema Descentralização e Inovação Pedagógica. Este é uma coorganização entre a FPCEUC e o Centro Estudos Interdisciplinares do Século XX. Segundo Maria Paula Paixão, “vão-se discutir questões ligadas à ciência política, ao território, à comunidade de educadores e ao desenvolvimento sustentável”.

A sessão comemorativa vai contar com a presença do reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva. Neste dia inicia-se também a Feira do Livro, nos claustros da faculdade. A organização destaca a “Conferência Política Educativa de la Union Europea” apresentada pelo professor doutor Javier M. Valle da Universidade Autónoma de Madrid. O dia encerra com a tertúlia de Ciências da Educação e dos seus profissionais.

Pela segunda vez, a comemoração ocupa o espaço de uma semana. Ao contrário do que aconteceu no ano passado, que teve por foco a área de Psicologia, este programa centra-se em Ciências da Educação. De tal forma que, o último dia conta com a segunda mostra de doutoramento centrada nesta área. Isto demonstra a vontade da faculdade apostar, de igual modo, no domínio da Psicologia, das Ciências da Educação e dos Serviços Sociais. “Todos os anos aumenta o foco em cada um dos três”, conclui a subdiretora.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top