All for Joomla All for Webmasters
Cidade

CUMN acolhe sessão de esclarecimento sobre voluntariado

Ana Rita Teles

Organização desenvolve palestras para quem quer ser missionário. Candidatos têm possibilidade de fazer missão fora do país após um ano de formação. Por Frederico Magueta e Diana Ramos

Sob o lema “Queres ser voluntário? Aproveita a oportunidade!”, a organização Leigos para o Desenvolvimento (LD) promove sessões de esclarecimento no Centro Universitário Manuel da Nóbrega (CUMN) sobre projetos de voluntariado. A iniciativa realiza-se hoje, dia 18 de outubro, pelas 21 horas, e conta com testemunhos de outros missionários.

A LD é uma Organização Não Governamental católica que desenvolve projetos de voluntariado há 32 anos. Cerca de 50 mil pessoas por ano beneficiam de um conjunto de projetos. Dentro destes, encontram-se áreas relacionadas com a educação, comunidade, empreendedorismo e solidariedade.

A responsável de comunicação e imagem da LD, Rita Fonseca, afirma que o voluntariado “é uma experiência muito transformadora na vida das pessoas”. Já foram em missão mais de 400 voluntários. De acordo com a mesma, os voluntários acabam por optar, primeiro, por uma experiência de curta duração e só depois arriscam numa missão mais extensa.

Podem participar todas as pessoas entre os 21 e os 40 anos em África, e entre os 21 e os 45 anos em Portugal, desde que tenham uma licenciatura ou currículo profissional. Antes de participar, os voluntários passam por um período de cerca de um ano de preparação. Muitos estudantes aproveitam o último ano do curso para fazer a formação e, assim que terminam os estudos, partem para o terreno.

A organização atua em Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Portugal. A LD tem “quatro núcleos de formação este ano: Lisboa, Porto, Coimbra e Évora”.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top