Cultura

Coro Misto da UC participa no álbum de Cuca Roseta

Fotografia gentilmente cedida pelo Coro Misto da Universidade de Coimbra

Coralistas têm quatro faixas no novo disco da fadista. Presidente do CMUC realça que experiência vai possibilitar o alcance do grupo a um público mais diverso. Por Saul Denofre e Gabriel Rezende

O Coro Misto da Universidade de Coimbra (CMUC) anunciou, no dia 23, a sua participação no novo álbum da fadista Cuca Roseta. Denominado “Luz de Natal”, o disco conta também com a participação do Coro de Santo Amaro de Oeiras e revisita clássicos natalícios em versões portuguesas adaptadas aos ritmos do ‘jazz’.

A presidente e coralista do CMUC, Ana Margarida Simões, afirma que a participação corresponde a seis faixas gravadas, mas acredita que só quatro vão constar no disco. Entre as músicas gravadas, estão versões em português de temas como “Jingle Bell Rocks” e “Oh Holy Night”.

“Gravar um álbum com uma estrela da música nacional é sempre uma oportunidade fantástica”, resume Ana Margarida Simões. A corista reitera a importância da participação no projeto e afirma que vai possibilitar ao CMUC “chegar a um público mais diversificado e presente, tanto num nível etário como a nível da região”.

Ana Margarida Simões relata que foi “uma experiência ímpar para a maioria dos coralistas” por possibilitar o contacto com equipamentos profissionais que não fazem parte do quotidiano dos integrantes. A presidente do CMUC afirma que foi preciso ter especial cuidado com os aspetos técnicos e musicais, visto que é um trabalho imortalizado em CD. “Não é como um concerto em que, no dia seguinte, já ninguém se lembra se algum pormenor correu mal”, explica.

A presidente do CMUC conta que a vivência proporcionou aos coristas aprenderem “a ter mais cuidado com aspectos musicais, de afinação e de técnica”. A gravação permitiu-lhes ainda “conhecer um bocadinho como é este mundo da gravação de álbuns” e perceber que é preciso uma preparação “com muita antecedência”.

“Luz de Natal” é o primeiro disco com participação do CMUC. No entanto, o coro já tem três CD a solo lançados, em que participaram alguns dos atuais coralistas. Por se tratar de um trabalho externo e de maior alcance, exigiu-se “um tremendo esforço” aos integrantes, afirma Ana Margarida Simões.

O novo projeto de Cuca Roseta encontra-se neste momento em processo de edição. A data de lançamento de “Luz de Natal” ainda está por definir. Antes de realizar o trabalho com o CMUC, a cantora trabalhou com artistas como Bryan Adams, Djavan e Ivan Lins. A artista conta também com um álbum platinado.

 

[Atualizado a 26 de outubro de 2018, às 10h47]

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top