All for Joomla All for Webmasters
Cidade

Coimbra promove passeio solidário para o Dia Mundial do Animal

Jéssica Gonçalves

Envolver os cidadãos com o Canil Municipal de Coimbra é um dos principais objetivos. Atividade promovida com os olhos postos na adoção consciente dos animais. Por Jéssica Gonçalves

O Canil Municipal de Coimbra promove um “Open Day” para festejar o Dia Mundial do Animal, que decorre amanhã, dia 4 de outubro. Este serviço do município tem como objetivo as questões de política de saúde pública, o bem estar dos animais e ainda evitar que estes sejam portadores de doenças que afetem a cidade.

Da parte da manhã, nas escolas, é apresentada a temática desta iniciativa que se centra na luta contra o abandono dos animais. Ao longo do dia, o Canil Municipal de Coimbra recebe os cidadãos para conhecerem as instalações e de trela na mão passearem os animais.“Alguns reservaram com antecedência esta possibilidade e portanto neste momento está mais do que esgotada esta parte da iniciativa”, afirma Francisco Queirós, vereador da Câmara Municipal de Coimbra e responsável pelo Canil Municipal de Coimbra.

Devido à adesão positiva ao passeio com os animais por parte da população, dia 12 de outubro está aberta mais uma vez esta oportunidade. “Repete-se a mesma iniciativa que está dentro da linha de aproximação à comunidade”, acrescenta o vereador.

Este tipos de eventos práticos proporcionados pelo Canil Municipal de Coimbra são uma forma da população se envolver mais na problemática do abandono dos animais. “Está em causa uma mudança significativa de visão sobre o bem estar animal”, refere Francisco Queirós.

“No Canil Municipal de Coimbra mudou muita coisa nos últimos anos, convida-se a população para este tipo de iniciativas porque é fundamental promover a adoção consciencializada de animais”, apela o vereador. Inserida nesta linha está a Lei n.º 27/2016 de 23 de agosto, publicada em Diário da República e que “aprova medidas para a criação de uma rede de centros de recolha oficial de animais e estabelece a proibição do abate de animais errantes como forma de controlo da população”. Apesar de só em 2016 esta lei ter sido posta em vigor, o Canil Municipal de Coimbra já o fazia antes.

“Isto é toda a continuação de um trabalho que se tem vindo a desenvolver há algum tempo”, conclui Francisco Queirós.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top