All for Joomla All for Webmasters
Cidade

Coimbra distinguida como Região Europeia de Gastronomia de 2021

Fotografia gentilmente cedida por Turismo Centro de Portugal

Riqueza gastronómica conimbricense valeu distinção. Receita vencedora engloba iguarias tradicionais como a chanfana, o vinho e os pastéis de Tentúgal. Por Samuel Santos

Em Bruxelas, capital da Bélgica, a região de Coimbra foi reconhecida como Região Europeia da Gastronomia de 2021. O presidente do Turismo Centro de Portugal (TCP), Pedro Machado, realça os vários pratos, como a chanfana, o leitão, o vinho e “outras iguarias únicas como os pastéis de Tentúgal”. “A região gastronómica de Coimbra merece ser reconhecida em todo o espaço europeu, o que vai acontecer em 2021, com uma distinção que orgulha a zona centro”, sublinha o presidente.

Pedro Machado destaca “o trabalho desenvolvido pelos 19 municípios, que reforçam a posição de Coimbra, através da soma dos vários produtos”. A acompanhar o presidente do TPC, deslocaram-se Clara Almeida Santos, ex-vice-reitora da Universidade de Coimbra, e João Ataíde, presidente da Comunidade Intermunicipal, para trabalhar, em conjunto, pelo “reconhecimento da comunidade europeia para com a região de Coimbra”.

Ao projetar o futuro, o presidente do TCP acredita que a distinção “vai aumentar a notoriedade de Coimbra e colocar a região no roteiro de visita obrigatória em Portugal”. Até 2021, estão planeadas várias atividades. “A agenda já está desenhada e prevê processos de qualificação e melhoramento dos produtos”, assegura o presidente. Pedro Machado considera que Coimbra, enquanto Região Europeia da Gastronomia, deve “definir o tema da qualidade e sustentabilidade, para que seja reconhecida com o galardão que conquistou”.

Para que mais regiões portuguesas possam competir por esta distinção, o presidente do TCP refere “o triângulo que torna possível a conquista destes prémios”. Pedro Machado aponta a “autenticidade dos produtos, o envolvimento do setor privado e o envolvimento e apoio das estruturas públicas”, como os três pilares que suportam uma candidatura a Região Europeia da Gastronomia.

Por ano, duas regiões são distinguidas. Para além de Coimbra, também Maribor, região eslovena, foi elevada a Região Gastronómica Europeia de 2021.

Com Margarida Maneta

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top