All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

UC inaugura laboratório de terapia celular

Parceria entre a Universidade de Coimbra e a Tecnimede resulta na primeira unidade de terapia celular na região centro. O projeto também traz mais oportunidades para o mercado de trabalho. Por Gabriel Rezende

A inauguração da unidade, que surgiu da parceria entre a Universidade de Coimbra (UC) e a farmacêutica Tecnimede, vai decorrer no dia 25, às 15h, com a presença do atual ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor. Situado na antiga Faculdade de Medicina, o laboratório piloto UpCells tem como objetivo a investigação para terapia celular. Trata-se da segunda unidade no âmbito das terapias avançadas em Coimbra, sendo a primeira o Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde (ICNAS).

Em entrevista, Amílcar Falcão, vice-reitor da UC, assegurou que a parceria traz benefícios à universidade em termos de financiamentos,  como colocações no mercado de trabalho e outros apoios. Afirmou ainda que representa uma “translação de investigação básica para a investigação clínica” no tratamento do cancro.

O vice-reitor explicou que a empresa demonstrou um forte interesse em trabalhar com a UC. Declarou ainda que a criação do laboratório “é um exemplo de uma boa relação entre a universidade e uma empresa”, apesar das críticas feitas à falta de relações entre o ensino superior e a indústria farmacêutica. Para este, o distanciamento entre a academia e as farmacêuticas deve-se ao facto de existir uma grande investigação confidencial na área.

A diferença das relações estaria na falta de conhecimento técnico da indústria na área da terapia celular, estando a excelência na investigação e conhecimento técnico nas instituições de ensino superior. Afirmou ainda que a UC “é uma universidade de referência na área da saúde” e que tem de “continuar a trabalhar para que consiga cada vez mais e melhor”.

O Jornal Universitário de Coimbra – A Cabra entrou em contacto com a CEO da Tecnimede, Maria do Carmo Neves, mas esta não esteve disponível para conceder entrevista.

Fotografia: Maria Francisca Romão

 

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top