Ciência & Tecnologia

Plantas adotam os novos estudantes da UC

Iniciativa pretende despertar a atenção dos estudantes para a sustentabilidade ambiental. A edição deste ano contou com uma forte adesão estudantil. Por André Crujo, Jéssica Gonçalves e Ana Rita Teles

Na semana de receção aos novos estudantes da Universidade de Coimbra (UC), o Jardim Botânico da UC (JBUC), ontem, abriu portas a um evento para sensibilizar os alunos em relação ao meio ambiente. A parceria com a UC, a Associação Académica de Coimbra (AAC) e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas deu a oportunidade à comunidade estudantil de adotar uma planta para cuidar durante um ano.

Com vista a aproximar os novos alunos da área da ciência procurou também dar-lhes a conhecer “um espaço que é seu”, defendeu o presidente da Direção Geral da Associação Académica de Coimbra (DG/AAC), Alexandre Amado. A seu ver, o JBUC é um local “subaproveitado quer por estudantes quer por docentes e funcionários”.

Chegados a uma nova cidade, longe dos pais e do conforto de casa, os alunos enfrentam uma realidade diferente. A adoção de uma planta torna-se uma forma de potenciar uma maior consciencialização e responsabilização por parte dos recém-chegados. Para Alexandre Amado, tratou-se de uma “iniciativa engraçada, interessante e pedagógica”.

O diretor do JBUC, António Gouveia, salienta que, além da questão da integração, é “importante criar-se uma ideia de cidadania ambiental, de respeito e de conhecimento da natureza”. Com isto, a atividade passa por apadrinhar uma planta, “cuidar dela, percebê-la e estar atento ao mundo natural e às suas necessidades”, explicou.

Em comparação com a primeira edição promovida no passado ano letivo, a adesão por parte dos estudantes cresceu. Um dos factores que justificam este aumento foi a “maior divulgação do evento e consequente maior participação dos Núcleos de Estudantes da AAC”, realçou António Gouveia. A adesão positiva por parte da comunidade estudantil é entendida pelo reitor da UC, João Gabriel Silva, como um reflexo “do sucesso deste evento”.

Helena Marques, estudante de primeiro ano de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da UC, considerou que foi “uma boa iniciativa pois permitiu conhecer o JBUC, um espaço bonito” que desconhecia.

O evento desenvolve-se também em torno das metas de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas. Na opinião de Joana Cabral Oliveira, investigadora da Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da UC, esta iniciativa pretende despertar a atenção dos novos estudantes para a importância da sustentabilidade ambiental e do impacto que estes têm nesta questão. A ideia passa por “fazê-los entender que aos poucos a sua atitude pode marcar a diferença no futuro”, concluiu a investigadora.

Fotografia: André Crujo

To Top