Ensino Superior

Currículos do futuro foram centro da discussão de hoje na FLUC

CV devem incluir mais do que experiências profissionais. Associações, atividades desportivas e estágios extracurriculares são opções para enriquecer percurso académico. Por Maria Francisca Romão

“Um curso não determina o que os estudantes vão fazer no futuro” – foi esta a ideia de que partiram Adriana Bebiano e Ana Peixinho, oradoras da sessão “Um CV que nos liga ao mundo”, para darem a conhecer as diferentes formas de enriquecer um curriculum vitae. O encontro teve lugar esta sexta-feira, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).

Para que não restassem quaisquer equívocos quanto ao teor da conversa, Adriana Bebiano esclareceu desde o início que não se iria “falar de forma exclusiva sobre o mundo profissional”. Assim, houve lugar para abordar a faceta académica de uma licenciatura, mas também para salientar eventos culturais e de cidadania. Até porque, como referiu a professora, “é necessário usufruir daquilo que a cidade tem para oferecer”. Secções da Associação Académica de Coimbra, Organizações Não Governamentais e mesmo espaços de lazer e de entretenimento espalhados por toda a região foram apresentados como tesouros escondidos com o poder de pintar de cores mais brilhantes o curriculum vitae dos estudantes.

Da cidade para a academia, Ana Peixinho traçou um mapa para que os jovens não se perdessem entre as mais de cem possibilidades de estágios extracurriculares oferecidos pela FLUC. Uma vez mais, frisou que os estágios podem não ter ligação direta com o curso, pois é mesmo o contacto com o mercado de trabalho “que mais conta para os empregadores”, refletiu a oradora.

Nas palavras da professora Ana Peixinho, entre as vantagens de um estágio curricular encontram-se a possibilidade de colocar em prática os conhecimentos que se aprendem nos bancos da faculdade, a imersão em ambiente profissional e o próprio enriquecimento do diploma. “Um currículo é feito de conhecimentos e de experiências”, complementou Adriana Bebiano. Em jeito de conclusão, as oradoras lembraram que a experiência universitária depende muito das atividades a que os estudantes se dedicam fora das aulas.

“Um CV que nos liga ao mundo” foi o penúltimo dos eventos dinamizados pela FLUC na semana de receção a novos e a novas estudantes.

Fotografia: Maria Francisca Romão

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top