All for Joomla All for Webmasters
Cidade

Caminhada Noturna des.LIGA levou população em marcha por uma melhor qualidade de vida

Objetivos de promover uma vida saúdavel e sensibilizar para a doença oncológica cumpridos. Envento dinamizado pela NRC-LPCC é “atividade a repetir”. Por Carlos Almeida

Largo da Portagem, Coimbra. Eram 21 horas quando ontem, dia 16, um grupo de pessoas se reunia naquele local da Baixa da cidade para a Caminhada Noturna des.LIGA, com um circuito de cinco quilómetros. Esta iniciativa é o resultado de uma união entre o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Câncro (NRC-LPCC), a Associação Académica de Coimbra (AAC), a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e o projeto Night Runners.

Antes do início da caminhada e enquanto as pessoas chegavam para se reunir e receber um autocolante identificativo que colocariam nas suas ‘t-shirts’ e casacos, Cidália Gonçalves, membro da LPCC e José Hermínio Gonçalves, docente na ESEnfC, explicavam a missão do evento. “A NRC-LPCC associada com a ESEnfC e com a AAC tem vindo a desenvolver há alguns anos o projeto des.LIGA. No âmbito desse projeto, têm-se vindo a desenvolver atividades de educação pelos pares que visam a promoção da saúde e a prevenção da doença [oncológica]”, discorre Cidália Gonçalves. Já José Hermínio Gonçalves aponta que como a ESEnfC conta com estudantes com formação na área da saúde, estes “podem ser bons pares e educadores entre o grupo”.

Uma vez que o evento promoveu também a prática desportiva e de um estilo de vida saudável, Diogo Picão, membro dos Night Runners, afirma que o grupo de “futuros profissionais de desporto trabalha para que não haja pessoas sedentárias e para que o desporto faça parte da vida da população”. Acrescenta ainda que esta caminhada em especial “é uma causa nobre” e que contou com uma boa adesão.

Com o céu já escuro, as pessoas continuavam a caminhar e aproveitavam o tempo ameno para conversarem, partilharem o seu quotidiano, ou simplesmente para se valerem da companhia dos amigos. Durante o percurso, Joana Henrique, estudante de Enfermagem na ESEnfC, explica que aderiu pois “faz falta caminhar e tirar um bocadinho todos os dias para dar atenção ao corpo e fazer exercício físico”. Apela ainda à participação “de mais gente neste tipo de atividades para que cada vez se divulgue mais e se possa ter um estilo de vida mais saudável e menos sedentário”.

Já é costume os Night Runners reunirem-se às quartas-feiras, assim como também é costume, Emília Coelho, funcionária do Centro de Saúde Militar de Coimbra, juntar-se aos corredores. Desta vez não corre, mas declara que é especial por ser uma “iniciativa que alerta para o câncro”. “Nem toda a gente tem dinheiro para ir a um ginásio”, acrescenta ao afirmar que este tipo de práticas deveria ocorrer “mais do que uma vez por semana”.

Durante a passagem pela Ponte Pedro e Inês, Rodrigo Almeida, membro do projeto des.LIGA, faz um balanço positivo. “São campanhas como esta que permitem sensibilizar e atrair para estes projetos novas pessoas e ao mesmo tempo fazer pensar sobre a importância que os hábitos de vida saudaveis têm na prevenção do câncro e na promoção de um estilo de vida saudavel”. Conclui que “é uma atividade a repetir”. O grupo continuaria assim o seu percurso e regressaria no final ao ponto de partida, o Largo da Portagem.

Fotografias: Carlos Almeida

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top