Cidade

Um Portugal dos Pequenitos “Cinco Estrelas”

O parque foi premiado com o galardão “Portugal Cinco Estrelas”, que contempla marcas de origem portuguesa. Destino turístico, deseja atrair toda a região centro. Por Maria Fernandes e Ana Laura Simon

O parque conimbricense Portugal dos Pequenitos foi, no dia 21, anunciado como vencedor da categoria “Museus” do prémio “Portugal Cinco Estrelas”. O parque temático mais antigo do país angariou 105 mil votos ‘online’. Este figura ainda no TOP 5 dos melhores programas de serviço educativo do país, e ganhou, no ano anterior, o prémio ‘Pumpkin Awards 2017’.

Segundo o diretor do parque, Paulo Alcobia Neves, o galardão representa “uma distinção a repetir”, e o objetivo é “conquistar mais”. Com uma oferta lúdica e cultural, visitar o Portugal dos Pequenitos representa “conhecer a monumentalidade e a história de Portugal, e dos países que com ele se cruzaram”, afirma. Acrescenta que o parque é “um produto turístico consolidado, de marca conhecida em todo o país e com uma oferta diversificada”.

O parque temático envolve os recursos patrimoniais de Portugal, através de três áreas distintas. De acordo com o diretor, numa primeira instância, reflete o país, e, por consequência, “os territórios que outrora estiveram sob aquisição portuguesa, ou seja, as províncias ultramarinas”, para além do arquipélago dos Açores e da Madeira. Em segundo lugar, a área monumental, com “réplicas de um conjunto vasto dos momentos mais importantes e emblemáticos do nosso país”, com destaque para Coimbra, completa o diretor. Por fim, “as casinhas tradicionais, são réplicas daquilo que é a arquitetura das várias regiões portuguesas”, esclarece.

As casas características do Portugal dos Pequenitos são “uma referência para várias gerações de portugueses”, comenta Paulo Alcobia Neves. Ressalta ainda que “é um espaço que fez os adultos de hoje felizes”, e que os representantes do parque vão “continuar a preservar e inovar numa lógica de criar iniciativas interessantes”, de modo a atrair todas as faixas etárias.

Esse galardão espelha “a qualidade do parque”, que assenta “no atendimento, na manutenção dos edifícios e dos espaços, na limpeza e, em particular, na animação”, reitera o diretor. “Apostamos de forma séria na animação destes espaços”, no sentido de “manter o local atrativo”, diz Paulo Alcobia Neves.

O objetivo é atrair não só Coimbra, como também a região centro do país, ao fazer do Portugal dos Pequenitos uma “sala de visitas”, declara o diretor. A cerimónia de entrega de prémios da 1.ª Edição do Portugal Cinco Estrelas vai se realizar no dia 12 de abril, no Teatro Thalia, em Lisboa.

Fotografia: D.R.

 

 

 

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top