Cultura

Pavilhão Centro de Portugal acolhe tributo a Zeca Afonso

Espetáculo é “concebido para aproximar os públicos francês e português”. Relembrar o cantor é o objetivo da celebração. Por Catarina Magalhães e Ana Rua

Concerto de homenagem a Zeca Afonso vai decorrer, amanhã, dia dois, no Pavilhão Centro de Portugal, às 21h30. Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a Orquestra Clássica do Centro (OCC) e o Núcleo de Coimbra da Associação José Afonso (AJA). Este evento “é especial pois conta com a presença de um grupo musical francês, Jardim Jazz”, salienta a coordenadora da  AJA de Coimbra, Deolinda Portelinha.

Estes músicos vão interpretar diversas músicas de Zeca Afonso. Destacam-se, segundo a diretora da OCC, Emília Cabral Martins ”canções como Cantigas de Maio, Canção de Embalar, Venham Mais 5 e A Morte Saiu à Rua”. O quarteto francês, que também conta com músicos lusodescentes, pretende apresentar “um registo mais próximo do jazz à obra de Zeca Afonso”, refere a diretora da OCC. Além disso, a solista, Mariana Fabião, que também vai participar no concerto “é uma soprano portuguesa”, acrescenta Deolinda Portelinha.

Para completar o tributo, também vai ser feita “uma leitura de um texto escrito por  Pierre Léglise-Costa, que conviveu com Zeca Afonso, em França”, esclarece a coordenadora da AJA de Coimbra. A homenagem ainda engloba uma exposição de fotografias de Jean François Dars, que ilustra o contexto social e político em que viveu Zeca Afonso.

“O cantor tem uma ligação muito especial a Coimbra”, afirma Emília Cabral Martins. Deste modo, o objetivo da homenagem é “perpetuar a memória de Zeca Afonso e difundir a sua obra”, explica Deolinda Portelinha. A diretora da OCC realça que quando se fala de Coimbra e deste artista é “quase um dever mantê-lo vivo”.

A parceria entre o Núcleo de Coimbra da AJA e a OCC nasceu em 2017, aniversário da comemoração dos 30 anos da morte do cantor. Os eventos promovidos por esta parceria “não transmitem tristeza, mas sim a celebração da memória de Zeca Afonso”, conclui a coordenadora do Núcleo de Coimbra da AJA.

Fotografia: Arquivo

 

To Top