Cidade

Mercado de Inverno (e de certa forma Natal, vá) foge à venda de artigos convencionais

Iniciativa marcada pela comercialização de produtos tradicionais e de segunda mão. A Casa das Artes recebe mercado sazonal, pela primeira vez, em época natalícia. Por Raquel Medeiros

A comunidade conimbricense pode participar no Mercado de Inverno (e de certa forma Natal, vá) na Casa das Artes, amanhã, a partir das 15 horas. O mercado destaca-se pela compra e venda de produtos artesanais, de origem biológica e em segunda mão. Artigos de produção convencional não têm lugar na agenda no mercado que “por coincidência, ou não, está tão próximo do Natal”, esclarece o diretor executivo do Condomínio Criativo, Alexandre Lemos.

À semelhança de edições anteriores, a sua finalidade é marcar a passagem das estações do ano. Os vendedores da zona foram convidados, pela organização, a “desafiarem as regras do mercado convencional, ao trazer tudo o que considerarem que faça sentido no mercado ao reinventar o mesmo”, informa Alexandre Lemos.

Este mercado, como o próprio nome indica, diferencia-se dos anteriores pela sua proximidade com as festividades natalícias. O número de bancas a participar no evento ainda não está confirmado, contudo segundo Alexandre Lemos, “talvez seja o mercado com mais vendedores desde que se começaram a fazer mercados sazonais na casa”.

A organização desafia os comerciantes a trazer artigos artesanais e biológicos, desde cerveja artesanal a livros e discos. Este evento foca-se na diversidade de artigos e na inclusão de um modelo tradicional em detrimento de um modelo convencional. O objetivo é que se contribua para um mercado onde se possa vender quase tudo e que não seja “um espaço de venda onde se vendem produtos que possam estar a ser vendidos noutro sitio”, acrescenta o produtor.

O Mercado de Inverno é organizado pelo diretor executivo do Condomínio Criativo, sistema operativo partilhado por variados artistas e criativos. Até ao final do ano vão existir atividades regulares, desde almoços vegetarianos partilhados a noites de jogos de tabuleiro na Casa das Artes. Em 2018, o edifício volta a receber as matinés das sextas-feiras.

Fotografia: Raquel Medeiros

To Top