All for Joomla All for Webmasters
Cidade

Espírito natalício invade a Baixa de Coimbra

Feriado assinalado por atividades destinadas aos mais novos. Festa do Galo e Tômbola De Natal pertencem à programação da época festiva. Por Raquel Medeiros e Mónica Rego

O feriado foi marcado pela inauguração das luzes de Natal na Baixa de Coimbra. O evento “Natal na Baixa” iniciou-se a 25 de novembro com a chegada do Pai Natal e conta com iniciativas como: a Tômbola de Natal e a Festa do Galo. “A magia está dentro de cada criança” afirma Maria Quinteira, animadora do grupo “As Três Marias”. Aos fins de semana e feriados as crianças e as suas famílias podem interagir com o Pai Natal e outras figuras da época nas ruas da Baixa da cidade.

Carlos Dias, indivíduo que personifica a figura lendária do Pólo Norte, considera que as crianças “não deviam deixar de acreditar” no Pai Natal. “A tradição familiar mantém-se, todos os anos uma grande parte da população visita a Baixa para viver o espírito natalício”, adianta Maria Quinteira.

O feriado de hoje foi assinalado pela inauguração do programa “Luzes sobre a Baixa de Coimbra”. O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, após ativar as luzes felicitou a comunidade conimbricense e referiu que “a ideia da celebração das festas natalícias é saudar o facto de termos vivido um ano de intenso trabalho e desafiar tudo que podermos realizar, no próximo ano”.

A Festa do Galo dinamizada pela Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC), integra a programação. O evento gastronómico decorre de 1 a 17 de dezembro e procura promover a restauração do Centro Histórico. “O grande objetivo é criar um evento em que se consiga reunir o maior número de restaurantes em torno de uma temática”, realça Vítor Marques, presidente da APBC. São 41 estabelecimentos associados à iniciativa e dois os propósitos da mesma: criar uma receita inovadora com galo, galinha ou frango e dinamizar a zona ao proporcionar aos visitantes “um espaço de lazer e passeio”, acrescenta.

À semelhança de anos anteriores, a Tômbola de Natal vai sortear cabazes de Natal compostos por produtos oferecidos pelos estabelecimentos comerciais da zona da Baixa. Todos os comerciantes que aderiram vão receber os respetivos cupões para oferecer às pessoas que fizerem compras no montante de 10 euros”, explicita Vítor Marques. O sorteio vai ser realizado no último dia do evento, 8 de janeiro.

Fotografia de Raquel Medeiros

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top