All for Joomla All for Webmasters
Desporto

Comité Organizador dos EUG2018 abre nove vagas

Potenciar a prática desportiva através da “reabilitação de uma série de infraestruturas” é um dos objetivos. Concurso procura corpo ativo responsável para encaminhar atividades internas. Por Ana Sofia Neto e Pedro Emauz Silva.

Compreendidos nos dias 15 e 28 de julho do próximo ano, os Jogos Europeus Universitários Coimbra 2018 (EUG2018) chegam à cidade como “o maior evento multidesportivo alguma vez realizado em Portugal”, considera o  secretário-geral do Comité Organizador, Mário Santos. Foram na passada quarta-feira, dia 22 de novembro, abertas nove vagas de candidatura para o Comité Organizador. Os candidatos escolhidos vão auxiliar toda a logística do evento.

Mário Santos afirma que são seis as áreas essenciais na organização, que incluem a Área extra-desportiva, de Gestão Desportiva, de Voluntariado, de Alojamento, de Transportes e de Tecnologias de Informação (TI). Cada candidato deve focar-se em “cobrir aquelas que são as necessidades fundamentais”, esclarece o secretário-geral. Este exemplifica que na área dos transportes é necessário “coordenar aquele que é o plano operacional já desenhado. O objetivo passa por garantir o sucesso nas várias deslocações efetuadas por todos os membros envolvidos. Mário Santos acrescenta ainda que “é necessário uma pessoa responsável pelo conjunto de atividades internas, de caris cultural e educativo, relacionadas com ‘workshops’ e conferências”, ligados à área extra-desportiva.

Quando questionado acerca das competências exigidas a um candidato afirma ser certo que, “ao tratar-se de seis áreas de perfis diferentes, o critério mínimo é uma licenciatura”. Esclarece que “a universidade forma pessoas com determinado grau de formação e é esse que vão exigir”. Assegura, no entanto, que “é um concurso aberto a todos aqueles que queiram concorrer e que reúnem as condições necessárias para acrescentar valor à organização”.

O evento vai integrar 13 modalidades diferentes. Os principais objetivos desta organização consistem, por um lado, em “apelar aos estudantes para os benefícios da prática desportiva e para a importância desta na comunidade universitária”. Por outro, visa “envolver os alunos enquanto voluntários e participantes na parte organizacional”, informa Mário Santos. Por último, o facto de Coimbra ser a anfitriã deste evento poderá promover a “reabilitação de uma série de infraestruturas ligadas à universidade, que podem potenciar a prática desportiva”, conclui.

Fotografia: Arquivo 

 

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top