All for Joomla All for Webmasters
Cultura

“A música é nossa ca(u)sa”: iniciativa é uma homenagem às vítimas dos incêndios e Camilo Pessanha

Associação da Orquestra Clássica do Centro organiza atividades culturais que assinalam os 150 anos do nascimento de Camilo Pessanha. Artistas de música clássica asseguram o ciclo de concertos. Por Mónica Rego e Filipa Vieira

“Estamos empenhados em defender a causa da música”. Foi desta forma que a presidente da direção da Associação da Orquestra Clássica do Centro (OCC), Emília Cabral, resume o evento “Encontros com a Internacionalidade da Música”. O evento decorre entre os dias 29 de outubro e 3 de dezembro, no Pavilhão Centro de Portugal, em Coimbra.

Homenagear as vítimas dos incêndios é a principal finalidade do evento deste ano. “Presta-se homenagem a todos os que sofreram e sofrem com esta tragédia”, declara Emília Cabral, ao recordar a história de Nádia Piaza, cujo filho de 5 anos faleceu num dos incêndios que lavraram no centro do país. O evento conta com a presença de vários nomes da música portuguesa como a Orquestra dos Sopros, o Quarteto das Cordas e os Duo Raposo.

A dupla Duo Raposo, constituída por Philippe e Miguel Raposo, que veio de Bruxelas, já participou  nos “Encontros Internacionais da Guitarra Portuguesa”, outra iniciativa promovida pela OCC. Descritos pela representante da OCC como “fantásticos intérpretes da guitarra portuguesa”, os Duo Raposo representaram obras de Artur e Carlos Paredes, Octávio Sérgio e António Pinho Brojo.

A iniciativa conta com o apoio das Livrarias Almedina, Antena 2 e, sobretudo, da Câmara Municipal de Coimbra . A OCC, como é habitual, vai interpretar as duas obras vencedoras do prémio Francisco Martins. O evento é um projeto desenvolvido desde 2007 que encerra com o Quarteto de Cordas e a participação especial de Mário Alves. Defensora da promoção de atividades culturais, que enriqueçam a cidade de Coimbra, Emília Cabral apelou aos cidadãos para que se envolvam neste ciclo de concertos.

Fotografia: Arquivo

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2018 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top