Desporto

Briosa vence num jogo de fortes emoções e vários golos

Equipa da casa alcança terceiro jogo consecutivo sem perder. Ivo Vieira diz querer uma equipa de ataque, mas admite que tem problemas em termos defensivos. Por Luís Almeida

Na 7ª jornada da Ledman LigaPro, a Académica recebeu, em casa, o Sporting CP B hoje, dia 16 de setembro, de manhã. Num encontro marcado por fortes emoções dos adeptos e alguns golos, os estudantes mostraram motivação, porventura adquirida da vitória anterior, até ao fim. A equipa da casa soube tirar proveito das bolas paradas e conta agora com tantas vitórias como derrotas.
O jogo ainda mal tinha começado e os academistas já festejavam o primeiro de quatro golos. Aos três minutos, no seguimento de um canto, João Real vai à bola de cabeça e estreia o marcador. A vantagem não durou muito pois, cinco minutos depois, os leões entraram na área da Briosa onde Rafael Barbosa sofre uma falta, cometida por João Real. A falta originou uma grande penalidade, que foi convertida e o Sporting chegou ao empate, por Ponde.
A primeira parte continuou com algumas situações de perigo, criadas mais pela Académica do que pelo Sporting. Aos 22 minutos, outro pontapé de canto para os estudantes. Mas, desta vez a bola voou por cima da baliza após bater no chão. A equipa da casa continuou a insistir no ataque, mas só no final do primeiro tempo é que as redes voltaram a abanar. Aos 45 minutos, Nélson Pedroso marcou o livre direito à baliza de Pedro Silva que, com a ajuda de Ricardo Dias, entra. Fim da primeira parte. Académica levou uma vantagem de duas bolas a uma, tendo dominado até ao intervalo.
Tal como a primeira metade do jogo, a segunda começou com festejos. Mas, desta vez, da pequena claque do Sporting. Na sequência de um contra-ataque, a equipa verde chega mais uma vez ao empate pelos pés de Cristian Ponde, que também tinha marcado o penalti. As celebrações foram de pouca dura e ao minuto 53, apenas quatro após o golo dos leões, Ricardo Dias repete o feito e volta a fazer a baliza adversária tremer. Mas a equipa da casa não ficou por aqui e dois minutos depois alargou a diferença com um livre marcado, mais uma vez, por Nélson Pedroso que não deu espaço para erro.
A partir deste ponto o jogo foi bastante linear com o Sporting a criar situações de perigo só em contra-ataque, mas sem nunca serem capazes de alterar o resultado. Apesar disso, a Académica continuou a dominar o jogo até ao último minuto. Apito final. Briosa ganha por quatro bolas a duas e, assim,

alcança o terceiro jogo consecutivo sem perder.
Em conferências de imprensa, o treinador do Sporting admite “problemas no processo defensivo”, mas que “a qualidade ofensiva estava lá”. Parabenizou a arbitragem e disse ainda que “a Académica ganhou bem”. Ivo Vieira diz também não estar a cem por cento em termos de defesa. Apesar disso, diz estar contente pois quer uma equipa de ataque e que “jogar encolhido não faz parte do dicionário”.

Fotografias: João Pmentel

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top