Ensino Superior

Aniversário do NEI/AAC promove balanço de duas décadas de existência

Conjunto de iniciativas promove troca de experiência entre estudantes. “Trazer muita gente de outros mandatos prova que existe continuidade no NEI/AAC”. Por Pedro Dinis Silva e Rafael Soares

“Apresentar a história do núcleo e aquilo que foi alcançado desde a sua fundação, bem como dar a conhecer os obstáculos encontrados ao longo desse tempo” são os objetivos da comemoração do vigésimo aniversário do Núcleo de Estudantes de Informática da Associação Académica de Coimbra (NEI/AAC), explica o seu atual presidente, Mário Balça. O plano de atividades decorre entre 18 e 24 de abril no Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Universidade de Coimbra (UC) e conta com a participação de vários membros atuais e antigos do NEI/AAC e do DEI.

Na cerimónia de abertura, a ser inaugurada pelo presidente do núcleo, vão estar presentes o atual diretor do DEI, António Mendes, e Paulo Ferro, fundador e primeiro presidente do NEI/AAC, que “vai testemunhar sobre a fundação do núcleo e como surgiu a ideia”, sublinha Mário Balça. Ainda no mesmo dia vão ser recebidos antigos alunos para uma conversa que envolve “troca de experiências de estudantes que já passaram pelo departamento e os atuais integrantes do mesmo”, declara. É o caso de Pedro Pereira, o primeiro tesoureiro do NEI/AAC, que é agora diretor técnico da empresa WIT Software e que vai dar a conhecer o seu percurso desde o núcleo até ao mundo profissional.

O presidente do NEI/AAC destaca dois painéis de conversas no plano de atividades. O primeiro, intitulado “Impacto do NEI/AAC em eventos de âmbito global”, ocorre no dia 20 e vai procurar contextualizar a criação e o desenvolvimento de eventos como o “Shift APPens” e o Encontro Nacional de Estudantes de Informática. Como tal são convidados alguns ex-presidentes do NEI/AAC que estiveram envolvidos nesses projetos. O objetivo, segundo Mário Balça, passa por “dar a possibilidade ao público de ter contacto com as pessoas que deram início a estas atividades e que hoje marcam o núcleo em termos de trabalho e visibilidade”.

Em relação ao segundo painel, vai ser abordada a presença do NEI/AAC no meio académico. Ao contrário do primeiro, em que “o foco vai estar presente em eventos de maior magnitude, este vai falar mais do dia-a-dia do núcleo, da evolução em termos de trabalho estatutário e a relação com a Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra”, refere Mário Balça. O presidente do NEI/AAC vai ser um dos intervenientes nesta sessão, em conjunto com Ernesto Costa, membro do Conselho Geral da UC e presidente executivo do DEI no ano em que foi fundado o núcleo, bem como alguns antecessores de Mário Balça. A sessão decorre no dia 24 de abril, data de aniversário do NEI/AAC.

Fotografia:D.R.

To Top