Ciência & Tecnologia

Coimbra acolhe debate sobre malefícios da robótica

“Promoção da paz” é um dos objetivos da organização do evento, que conta com a presença de oradores de diferentes áreas do saber. Por Cristina Oliveira e Rafael Soares.

“Armas robóticas e outras aplicações bélicas do trabalho científico” é o nome dado à conferência organizada pelo Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC), que se vai realizar na próxima quinta-feira, dia 9, na Escola Secundária de Avelar Brotero. A iniciativa, que conta com o apoio do Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), tem como objetivo demonstrar “a forma como é feita a guerra, na atualidade, e como ela se torna mais criminosa quanto mais sofisticada for”, assim explica Luís Lobo, coordenador do departamento de informação do SPRC.

A forma como a robótica tem vindo a ser utilizada preocupa Luís Lobo, por estar presente “em atividades de destruição massiva, que afetam a independência e a liberdade dos povos de várias regiões do mundo”. Segundo o coordenador do departamento de informação do SPRC, “as pessoas olham para esta situação, como se fosse algo muito normal”. Por esta razão, este evento procura estabelecer uma relação mais direta com a comunidade. “Existe apenas uma versão do problema e este tipo de iniciativas dá às pessoas a possibilidade de participarem e fazerem perguntas”, fundamenta.

O evento vai contar com a presença do presidente da Organização dos Trabalhadores Científicos de Portugal e vice-presidente da Federação Mundial dos Trabalhadores Científicos, Frederico Carvalho, a presidente do CPPC, Ilda Figueiredo, e Isabel Melo, professora aposentada e membro do CPCC/Coimbra. A escolha dos oradores recaiu sobre a importância de ter vozes provenientes de diferentes áreas, como é o caso de Frederico Carvalho que, pelas funções que desempenha, “é capaz de ligar as questões sociais às da ciência” e de Isabel Melo, “que traz a experiência do que é ser-se professora”, exemplifica Luís Lobo.

Da parceria entre o CPPC e o SPRC surge, além da conferência, a criação do Núcleo de Educadores de Coimbra por uma Cultura de Paz e Não Violência. O coordenador do departamento de informação do SPRC esclarece que esta é uma ideia que possibilita a organização da população de Coimbra, “no sentido de lhe conferir uma identidade ligada à educação que permita promover exposições, debates e encontros que tenham em vista a promoção da paz”.

Os estudantes do ensino secundário e a população com conhecimento na área da robótica são o público-alvo deste evento. No entanto, é esperada “uma audiência muito aberta”, com a participação de algumas unidades de investigação “que podem ajudar a enriquecer este evento”, conclui Luís Lobo.

Fotografia: D.R.

To Top