Ensino Superior

Maratona de programação reúne aficionados pela tecnologia

Equipas competem durante 48 horas para criar produto tecnológico. ‘Workshops’, ‘flashtalks’ e outras iniciativas conferem um ambiente descontraído ao evento. Por Pedro Chaves e Inês Neves

Shift APPens, “evento de base tecnológica”, tem lugar no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, entre os dias 17 e 19 do corrente mês, explica Pedro Janeiro, membro da organização. A iniciativa, organizada pelo Núcleo de Estudantes de Informática da Associação Académica de Coimbra (NEI/AAC) e pela jeKnowledge, júnior empresa da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC), tem como principal atividade “uma competição de programação”, acrescenta Pedro Janeiro.

A ideia passa por promover “a competição entre várias equipas durante 48 horas, com o objetivo de criar um produto”, por exemplo, “um site, um jogo ou uma aplicação para telemóvel”, enumera Pedro Janeiro. O membro da organização recorda que a edição passada contou com uma “demonstração de drones, batalhas de Pokémons e um ‘quiz’”, atividades desenvolvidas “para o evento não ser tão sério e para o público não estar sempre a trabalhar”, justifica.

Shift APPens conta ainda com “’workshops’ e ‘flashtalks’”, iniciativas promovidas pelos parceiros da atividade. As ‘flashtalks’, tal como informa a responsável pelo projeto por parte da jeKnowledge, Maria João Carriço, centram-se “na programação em ‘android’”. “As empresas propõem desafios aos participantes onde os estimulam a utilizar as suas próprias ferramentas”. Pedro Janeiro explica que as empresas apresentam uma “‘talk’ a explicar como a ferramenta funciona e para que serve”. Numa edição anterior, “a Whitesmith propôs um desafio de previsão de gastos energéticos em que os participantes teriam de desenvolver uma aplicação usando uma ferramenta deles”, exemplifica o membro da organização.

O evento está aberto ” a qualquer pessoa que tenha gosto pela tecnologia e apresente uma ideia a desenvolver”, esclarece Pedro Janeiro. Para além dos três primeiros lugares, premiados pelo júri, “algumas das empresas vão atribuir prémios”, tanto pela “competição em si”, como pelas “atividades que estão a promover”, acrescenta.

Fotografia: D.R.

To Top