Ciência & Tecnologia

Estudantes criam aplicação para a Biblioteca Geral da UC

Aceder aos lugares vagos, renovar requisições e consultar o catálogo são as funções disponíveis. Por Pedro Chaves

O objetivo da ‘app’ é ajudar os alunos da Universidade de Coimbra (UC) “a planearem melhor seu estudo”, refere Miguel Rosendo, um dos criadores. A BG Spot foi elaborada por um grupo de alunos do terceiro ano da licenciatura de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC). A aplicação já se encontra disponível na Google Store.

José Monteiro, José Flora, Miguel Rosendo, Patrícia Mendes e Rita Fernandes são os criadores da aplicação. A BG Spot dá aos utilizadores da biblioteca a possibilidade de “ter acesso à lotação das salas que podem ser frequentadas pelos estudantes”, de acordo com Miguel Rosendo. A aplicação serve para “facilitar o facto de se poder saber, antes de ir ao local, se se consegue requisitar um lugar para estudar”, constata. Segundo os criadores, isto ajuda a que os estudantes não tenham de voltar para trás, por não haver lugares disponíveis. Assim, “impede que não se perca tempo e motivação de estudo”, de acordo com os próprios.

A ‘app’ permite também renovar empréstimos de livros, assim como ter acesso ao catálogo da BGUC. É também possível “renovar o empréstimo dos livros sem sair de casa”, explica Miguel Rosendo. Outra das vantagens desta nova funcionalidade é que “permite a consulta dos lugares sem precisar de iniciar sessão no site da biblioteca, com o registo do estudante”, acrescenta.

Apesar de a aplicação só estar disponível para a BGUC, “há várias pessoas que pedem para ser feita também para o Polo III”, afirma Miguel Rosendo. “É uma possibilidade que não está descartada, mas não há a garantia de que isso vá acontecer”.

Fotografia: João Ruivo

To Top