All for Joomla All for Webmasters
Ciência & Tecnologia

Exploratório une histórias encantadas e ciência em exposição interativa

Fazer o público “perceber que a ciência existe nas histórias infantis” é um dos objetivos da atividade. Organização espera receber público de todas as idades. Por Sofia Moreira

Entender com que potência deve o lobo mau soprar para deitar a casa dos três porquinhos abaixo é uma das propostas de “Era uma Vez… ciência para quem gosta de histórias”. Esta exposição, em exibição no Exploratório – Centro de Ciência Vida de Coimbra, conta com a recriação de vários contos infantis que pretendem guiar os visitantes na descoberta de um conjunto de fenómenos científicos. A inauguração ocorre dia 10 de novembro, pelas 15 horas.

Esta iniciativa, que junta a ciência às narrativas para crianças, tem como propósito levar os mais novos a ter um conhecimento “muito mais sólido” para que, desde cedo, tenham “alguma participação no discurso científico”, explica o diretor do Exploratório, Paulo Trincão. Para além do público mais pequeno, a exposição pretende receber também audiências mais velhas que, “através deste novo conceito, vão poder revisitar [as histórias] e perceber coisas que, na altura em que as ouviram, não perceberam”, afirma Paulo Trincão.

A partir de dez histórias infantis, a mostra que explora a “física, a química ou a matemática”, visa oferecer um conjunto de “propostas interativas” e fazer o público “perceber que a ciência existe nas histórias infantis”, adianta o diretor do Exploratório. Para além das atividades, a exposição apresenta ainda uma compilação de desenhos sobredimensionais alusivos aos contos encantados.

Paulo Trincão realça a importância da interatividade do público com a exposição e explica que as atividades “só funcionam se o visitante interagir com elas”. Neste evento, os visitantes podem também encontrar “Ali Babá e os Quarenta Ladrões”, “João e o Pé de Feijão”, ou o “Pinóquio”, entre muitas outras histórias que prometem cruzar duas áreas do saber distintas.

“Era uma Vez… ciência para quem gosta de histórias” pretende ser de “elevado nível técnico”, o que corresponde a “vários anos de trabalho”, conclui o diretor do Exploratório. Com entrada gratuita, encontra-se em exibição no Exploratório até ao final do próximo mês de julho, de onde vai partir para Paris.

Fotografia: D.R.

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top