Cultura

Prazos de inscrição nos cursos RUC alargados

Para quem tem “gosto pela rádio”, a RUC aponta três vertentes por onde escolher. Atualização e melhoramento dos cursos, para irem ao encontro das necessidades das pessoas, é uma das apostas deste ano. Por Joana Pedro

Com fim oficial marcado para ontem, 14, o prazo de inscrição nos cursos da Rádio da Universidade de Coimbra (RUC) foi alargado para dia 4 de novembro. A única rádio-escola do país compromete-se, por mais um ano, a transmitir o gosto pela prática radiofónica a quem estiver interessado em realizar os cursos que oferecem.

São três os cursos disponíveis, focando-se cada um deles em áreas referentes e essenciais à prática da locução e a tudo o que esta envolve: curso de locução e realização, curso de técnica e radiodifusão e curso de informação. Cada curso direciona-se para um campo distinto, no entanto, nunca isolado, como explica o presidente da RUC, Francisco Campos Coroa. Enquanto o curso de informação se dirige a uma vertente jornalística, mais centrado na elaboração das peças e blocos noticiários, o curso de técnica de radiodifusão é, pelas palavras do próprio presidente, “a parte de trás”, ou seja, a parte técnica necessária para se manter a “rádio no ar”. Está nele implícito também tudo o que envolve o tratamento de som e “uma panóplia de muitas outras coisas: soldar cabos, fazer horários técnicos que são dois por dia aos dias uteis”.

Já o curso de locução e realização prende-se pela elaboração de programas de autor e programas de faixa. Este compromete-se  a ensinar o formando a falar na rádio ou a “montar o próprio programa de modo a que faça sentido, e a partir daí explorar a parte mais criativa de fazer rádio”.

De acordo com Francisco Campos Coroa, os cursos não funcionam de forma indissociada, até pelo contrário, “estão sempre interligados, os três departamentos acabam por trabalhar muito em conjunto”. Explica que, por exemplo, nos blocos noticiários há sempre parceria entre a parte técnica e o bloco de informação. Tomando como benesse da RUC esse funcionamento interligado entres os cursos, acrescenta que “as pessoas acabam por se dar sempre muito umas com as outras, é espetacular nesse sentido.” Cada curso tem uma componente teórica que abre o início dos mesmos. Segundo o presidente da RUC, esta é essencial para dar as bases necessárias. Existe ainda uma componente prática que destacou como essencial. Cada um dos cursos tem a duração de aproximadamente 10 meses.

Em termos de conteúdos, afirma que cada um é diferente. “Este ano estamos a adaptá-los para estarem mais atualizados perante as necessidades das pessoas, portanto, estamos a tentar melhorá-los”, acrescenta. Para que os integrantes da rádio façam jus ao trajeto do curso, passam por um processo de selecção. Este passa pela distribuição inicial de um teste que averigua o grau em que está cada pessoa. “Essa parte não é propriamente de exclusão”, considera o presidente da RUC, mas garante uma noção do nível e competências dos formandos. Após esta primeira fase, é feita uma entrevista a todos e a partir daí, “com a junção dos dois dados” é feita a “seleção de acordo com as vagas a preencher”.

Aquela que se assume como a “verdadeira rádio alternativa”, mostra-se interessada, essencialmente, “nas pessoas que demonstrem gosto pela rádio”. O interesse e a vontade em participar são tidos como aspetos primordiais. O presidente da RUC clarifica, ainda, que “a RUC está aqui para ensinar e para receber toda a gente que queira participar.”

Para proceder à inscrição basta dirigir-se à secretaria da RUC no 3º piso da AAC, sendo o valor da taxa de inscrição 5€.

To Top