Cultura

Jazz ao ar livre: uma nova forma de atrair o público

Espetáculos de jazz promovidos durante o mês de outubro visam divulgar o 14º Encontro Internacional de Jazz de Coimbra. Por Stephanie Manchado

O Périplo pelas Freguesias é um conjunto de espetáculos de jazz ao ar livre, que tem lugar nos dias 8 e 15 de outubro, em vários locais da cidade. Esta iniciativa traz como artistas os músicos do Curso Profissional de Jazz do Conservatório de Coimbra, parceiros da iniciativa do Jazz ao Centro e da Câmara Municipal de Coimbra. Para além de visar a divulgação dos Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, esta atividade pretende gerar “uma aproximação às pessoas e a criação de novos públicos”, como refere Catarina Pires, uma das organizadoras da iniciativa.

Para Catarina Pires, estes espetáculos fazem parte de “uma ação de promoção em que os músicos vão para a rua tocar para a divulgação dos encontros, mas também para mostrar o trabalho deles enquanto músicos”. Os alunos do Curso de Jazz são: Alexandre Figueiredo e Xavier Sousa, no baixo, Hugo Gonçalves e Paulo Silva , na bateria, Miguel Coelho, na guitarra, Rodrigo Paredes e Duarte Ventura, no vibrafone.

Com apresentações durante todo o dia, o percurso inicia-se no dia 8, às 10h30, no Mercado da Almas, em Santa Clara, e segue para a Praceta Padre Júlio Marques, em São Martinho do Bispo, às 12 horas. Já no final da tarde, às 16 horas, o espetáculo ocorre na Esplanada Café Girassolum, em Santo António dos Olivais. O segundo dia de apresentações ainda não possui uma programação definida, contudo, também ocorre durante a manhã e a tarde.

Ainda no âmbito do programa de Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra, há ainda espaço para o espetáculo musical “O Jazz é fixe”, que vai ser apresentado e explicado a grupos escolares, nos dias 18 e 19 de outubro, no Convento de S. Francisco.

Fotografia: Hélio Gomes (Jazz ao Centro)

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2022 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top