All for Joomla All for Webmasters
Ensino Superior

FCTUC realiza conjunto de eventos no seu aniversário

A conferência que trata a aproximação entre os meios empresarial e o universitário é destacada pelo diretor da faculdade, naquele que é um acontecimento realizado pela primeira vez. Por Carlos Almeida

Aumentar o contacto entre a comunidade académica e a partilha do conhecimento são os principais objetivos das comemorações de aniversário dos 244 anos que a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) vai celebrar. Amanhã, dia 12, é realizado o Dia da FCTUC a ter o seu início pelas 9 horas no Pólo II. O programa consiste em atividades académicas e científicas que, segundo o diretor da FCTUC, Luís Neves, pretendem aproximar a comunidade interna da faculdade.

Algumas das iniciativas a ter lugar nesse dia consistem numa exposição de fotografia, uma observação solar, uma conferência sobre o papel do Instituto Pedro Nunes (IPN), a atribuição de menções honrosas e um momento musical. A exposição de fotografia, denominada “244.11”, é, de acordo com o diretor da FCTUC, “um olhar externo da parte de arquitetos que procuraram encontrar elementos de cada departamento [da faculdade] que fossem interessantes do ponto de vista da fotografia e somar esses elementos gráficos”.

Quanto à observação solar, Luís Neves explica que o evento se destina a chamar à atenção ao Observatório Geofísico e Astronómico em Santa Clara, uma infraestrutura que considera pouco conhecida, mesmo pela comunidade interna. Apesar de a atividade se realizar no edifício central da FCTUC, o diretor ilustra que é uma pequena amostra daquilo que é o trabalho realizado no observatório.

Em relação à conferência a ser realizada, esta intitula-se “Da investigação às empresas: o papel do IPN”. A palestra vai ser proferida por Teresa Mendes, presidente do IPN e professora catedrática do Departamento de Engenharia Informática. O evento é destacado por Luís Neves  pelo facto de o “IPN conseguir fazer tão bem o papel de ser um percurso entre o que é aprendido nas universidades e a aplicação desse conhecimento nas empresas”. O diretor sublinha que nos últimos anos a faculdade tem conseguido ligar-se mais às empresas, mas que essa aproximação também se deve ao papel de instituições de interface como o IPN.

As menções honrosas a serem atribuídas são gratificações a docentes, estudantes e funcionários entre as quais se destacam três prémios dirigidos às áreas do desporto, cultura e intervenção cívica e associativismo. O Dia da FCTUC encerra com uma atuação musical da tuna mista da faculdade, a Quantunna.

Fotografia gentilmente cedida pela Universidade de Coimbra

Secção de Jornalismo da Associação Académica de Coimbra

Rua Padre António Vieira, Nº1 - 2ºPiso 3000 Coimbra

239 851 062

Seg a Sex: 14h00 - 18h00

© 2019 Jornal Universitário de Coimbra - A Cabra

To Top